Construção do Ramal Ferroviario S11D/Carajás Companhia Vale em Carajás /PA Foto: Germano Lüders 23/09/2015 (Germano Lüders/Exame)
Repórter Exame IN
Publicado em 20 de junho de 2023 às 17h44.
A Vale (VALE3) disse hoje que busca ativamente parceria para o seu negócio de Metais para Transição Energética, sem negar ou confirmar a informação mais cedo publicada pela agência de notícias "Bloomberg" de que o fundo soberano da Arábia Saudita seria o principal concorrente para comprar uma participação nas operações de níquel e cobre da mineradora.
"A Vale vem atualizando o mercado sobre este assunto de forma regular, no entanto, neste estágio, não pode confirmar ainda o valor de um eventual investimento nem as partes envolvidas", disse em comunicado.
Conhecido como PIF, o fundo está em negociações avançadas com a mineradora brasileira sobre um acordo para adquirir cerca de 10% na unidade de metais básicos, de acordo com as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as informações são confidenciais. A participação pode ser avaliada em cerca de US$ 2,5 bilhões, disseram.
O fundo deve derrotar interessados como a trading japonesa Mitsui e a Autoridade de Investimento do Catar, disseram as fontes. Pode levar algumas semanas para que um acordo formal seja alcançado, disseram.
O PIF pode fechar o negócio com a Vale por meio de uma joint venture que formou em janeiro com a mineradora estatal saudita Maaden. A parceria, criada para assumir participações minoritárias em negócios de minério de ferro, cobre, níquel e lítio, faz parte dos esforços da Arábia Saudita para diversificar sua economia além do petróleo e garantir o acesso a minerais estratégicos.