Tesla (TSLA34) cancela eventos de contratação na China

Tesla cancelou eventos de recrutamento online voltados para o mercado chinês nos dias 16, 23 e 30 de junho
 (Aly Song/File Photo/Reuters)
(Aly Song/File Photo/Reuters)
F
Fernanda Bastos

Publicado em 10/06/2022 às 14:17.

Última atualização em 10/06/2022 às 14:52.

A Tesla (TSLA34) cancelou nesta sexta-feira, 10, três eventos de recrutamento online voltados para o mercado chinês.

Os eventos estavam previstos para este mês, e foram cancelados poucos dias após o CEO da Tesla Elon Musk ameaçar realizar cortes de empregos na montadora.

Em sua fábrica de Xangai, a Tesla produzi mais da metade dos veículos vendidos globalmente. Com isso, o mercado Chinês contribuiu com um quarto da receita da montadora americana em 2021.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

Mesmo com o cenário de possíveis cortes apresentado em carta aos funcionários, Elon Musk não tinha comentado o que aconteceria especificamente com o time da companhia na China.

Falta de clareza sobre próximos passos da Tesla (TSLA34)

A produtora de veículos elétricos cancelou os três eventos para as áreas de vendas, o setor de suprimentos, entre outros.

Segundo a imprensa, notificações no aplicativo WeChat mostraram o cancelamento nesta quinta-feira, 9, sem motivo aparente.

As notificações do evento para recrutamento, segundo a descrição, da "fabricação inteligente" não era mais visível.

Porém, o processo está sendo pouco claro pois ainda é possível submeter currículos para mais de mil vagas de engenheiros de aerodinâmica, gerentes de supply chain, de lojas e supervisores de fábrica.

Em email enviado para Reuters, Musk afirmou que teve um "sentimento super ruim" sobre a economia.

E em outro e-mail para os funcionários, Musk disse que a Tesla reduziria o número de funcionários assalariados em um décimo por conta de "um excesso de pessoal em muitas áreas". Porém, o figurão disse que o número de funcionários aumentaria.

Com a falta de pessoal, a produção da Tesla pode cair mais de um terço neste trimestre em relação ao anterior, indo além das previsões de Musk.