Invest

Shein protocola pedido confidencial de IPO em Londres, segundo CNBC

Desejo de companhia era listar ações no mercado americano, mas resistência de legisladores americanos fez empresa rever planos de listagem

Shein: empresa pode levantar 50 bilhões de libras em IPO, segundo Sky News (	SOPA Images /Getty Images)

Shein: empresa pode levantar 50 bilhões de libras em IPO, segundo Sky News ( SOPA Images /Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de junho de 2024 às 12h08.

Tudo sobreShein
Saiba mais

A empresa de varejo online Shein protocolou um pedido confidencial de Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) na bolsa de valores de Londres, de acordo com fontes da CNBC.

A empresa chegou a protocolar um pedido de IPO nos Estados Unidos em novembro, mas teve que rever os planos de listar suas ações no mercado americano em meio a preocupações de legisladores sobre riscos de trabalho forçado na cadeia de suprimento da companhia.

No ano passado, congressistas americanos chegaram a pedir à SEC que bloqueasse a listagem da Shein por ter produtos feitos na região de Xinjiang, onde o governo chinês é acusado de genocídio.

A companhia, que tem como um de seus principais atrativos os preços competitivos de seus produtos, se tornou uma das principais empresas de moda do mundo. Nos Estados Unidos, onde entrou durante a pandemia de Covid-19, a Shein tem buscado integrar a National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo), mas tem sido rejeitada diversas vezes, segundo a CNBC.

IPO de 50 bilhões de libras

Fundada na China, a companhia moveu sua sede para Singapura em 2021. Segundo fontes da CNBC, a preferência da Shein ainda é realizar o IPO nos Estados Unidos, e o fato de ter protocolado o pedido de listagem em Londres não é garantia de que irá realizar a operação no país.

O IPO em Londres, segundo a Sky News, poderia movimentar 50 bilhões de libras. Na última rodada de investimentos, no início do ano passado, a Shein foi avaliada em US$ 66 bilhões.

Acompanhe tudo sobre:SheinAçõesIPOsLondres

Mais de Invest

Por que o homem mais rico da China está perdendo tanto dinheiro?

Hapvida (HAPV3) vai investir até R$ 600 milhões em novos hospitais em SP e RJ

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

5 frases que todo investidor precisa saber

Mais na Exame