Invest

Santander rebaixa Copasa por frustração com dividendos e privatização; ação cai 6%

O rebaixamento de "compra" para "neutro" ocorre após mudança de gestão da empresa

Copasa: resultados do quarto trimestre vieram abaixo do esperado (Getty Images/Getty Images)

Copasa: resultados do quarto trimestre vieram abaixo do esperado (Getty Images/Getty Images)

Juliana Alves
Juliana Alves

Repórter de mercados

Publicado em 26 de março de 2025 às 16h09.

O Santander rebaixou sua recomendação para os papéis da Copasa (CSMG3), companhia de saneamento de Minas Gerais, de “compra” para “neutro”, citando uma “mudança decepcionante nos dividendos” e baixa expectativa de privatização.

Os papéis recuam quase 6% nesta quarta-feira, 26, muito abaixo do desempenho dos pares do setor, como Sabesp e Sanepar, que caem 0,7% e 1,8%, respectivamente, também respondendo a resultados abaixo do esperado, divulgados na noite ontem.

Uma mudança inesperada de CEO no último dia 16 já tinha feito o Santander tirar a Copasa da sua carteira de top picks para o mês e reduzindo a convicção em relação ao pagamento de dividendos, considerado o pilar mais importante da tese de investimento.

Hoje, a nova gestão confirmou a preocupação, defendendo a capitalização de reservas e nenhum pagamento extraordinário de dividendos, afirmou a equipe do banco.

Além das expectativas de dividendos mais baixas (agora esperamos um pagamento de 50% em 2025), os resultados do quarto trimestre de 2024 demonstraram custos administráveis maiores do que o esperado e nossa recente viagem a Minas Gerais reduziu significativamente as expectativas de privatização”, acrescentaram os analistas André Sampaio e Guilherme Lima.

O banco tem preço-alvo R$ 22,25 para o fim do ano, alta de apenas 3,5% em relação ao fechamento de ontem. No ano, as ações da Copasa acumulam queda de 1% e em 12 meses recuam 5%.

Acompanhe tudo sobre:SaneamentoCopasaSantanderDividendosPrivatização

Mais de Invest

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor