Mercados

Recorde nos EUA; Alívio na Gol…

Recorde no Dow Jones e no S&P 500 O otimismo com a economia americana continua a dominar as negociações nas bolsas do país. Nesta terça-feira foi a vez de um dos índices mais antigos dos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial Average, fechar o dia no maior patamar em 120 anos. O índice, que reúne […]

BOLSA DE NOVA YORK: índices caíram mundo afora com a escalada de Donald Trump nas pesquisas  / Spencer Platt/Getty Images

BOLSA DE NOVA YORK: índices caíram mundo afora com a escalada de Donald Trump nas pesquisas / Spencer Platt/Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2016 às 18h40.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h51.

Recorde no Dow Jones e no S&P 500

O otimismo com a economia americana continua a dominar as negociações nas bolsas do país. Nesta terça-feira foi a vez de um dos índices mais antigos dos Estados Unidos, o Dow Jones Industrial Average, fechar o dia no maior patamar em 120 anos. O índice, que reúne o desempenho das 30 maiores companhias da Bolsa de Nova York, subiu 0,66% fechando o dia em 18.348 pontos. O S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas americanas, subiu 0,70% e também bateu um novo recorde de pontos.

_

Bolsa perto da máxima

A alta nas bolsas do exterior também refletiu na bolsa brasileira. Durante o dia, o índice chegou à pontuação máxima do ano, passando dos 54.700 pontos, mas perdeu força e fechou o dia com ganhos de 0,55%, na casa dos 54.200 pontos. A alta nas commodities também ajudou no desempenho da bolsa. As ações preferenciais da siderúrgica Gerdau subiram 6% e as ordinárias de sua concorrente CSN tiveram alta de 4,9%. Os papéis preferenciais da Petrobras subiram 2,8% e os ordinários, 3,1%.

_

Alívio na Gol

As ações da companhia aérea Gol subiram 18,7% nesta terça-feira impulsionadas pela aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado do projeto de resolução que limita em 12% a alíquota do ICMS sobre combustível de aviação. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a fixação do limite reduz em cerca de 490 milhões de reais por ano os custos do setor. O projeto agora precisa ser aprovado pelo plenário do Senado para então ser promulgado.

_

Dia doce no Pão de Açúcar

A maior companhia de varejo do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, divulgou um aumento de 5% no faturamento do segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2015, totalizando 16,7 bilhões de reais. A receita nas lojas de atacarejo Assaí cresceu quase 32% e já representa 34% do faturamento com alimentos do grupo. Fora do setor de alimentos, o GPA apresentou queda de 2,8% no faturamento trimestral, em decorrência de vendas ruins na Cnova, companhia que reúne o comércio eletrônico do Extra, Pontofrio e Casas Bahia. As ações do GPA subiram 3,5% nesta terça-feira.

_

Whirlpool fora da bolsa

As ações da fabricante de eletrodomésticos Whirlpool dispararam nesta terça-feira após a companhia anunciar que vai fechar seu capital no Brasil. Os papéis ordinários subiram 28% e as preferenciais, 20%. A companhia americana anunciou que pagará 3,31 reais para adquirir cada ação. O pedido ainda está sujeito à aprovação da Comissão de Valores Mobiliários.

_

Queda na renda

A renda per capita dos brasileiros deve acumular uma queda de 9,4% entre 2014 e o final de 2016, apontou o Instituto Brasileiro de Economia da FGV. É o segundo pior resultado em um século, ficando atrás apenas do período entre 1981 e 1983, quando o PIB per capita caiu 12,4%, no início do que os economistas chamam de “década perdida”. A última queda acentuada na renda havia sido entre 1998 e 1999, de 3%.

_

Varejo lá em baixo

As vendas no varejo caíram 1% em maio, na comparação com abril, frustrando a expectativa de analistas, que era de uma leve alta. Diante de um cenário de elevada inflação, desemprego e recessão econômica, é o pior desempenho para o mês na série histórica, analisada pelo instituto desde 2000. Em comparação com o mesmo mês do ano passado a queda foi de 9%. Os piores desempenhos são em setores que dependem de maior crédito para as vendas, como eletrodomésticos. Economistas esperam que o setor oscile até o final do ano, com uma recuperação somente em 2017.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Investidor de ‘A Grande Aposta’ investe na China e tem resultados milionários

Firehouse Subs chega ao Brasil com EX-CEO do Burger King tocando a operação

Dólar sobe 1% com dados de emprego fortes nos EUA

Ibovespa cai com IPCA acima da meta e dados de emprego nos EUA; dólar sobe forte