Invest

PIB dos EUA, reação a Vale, Ambev, Brisanet e o que move o mercado

Mercado externo segue com apetite a risco, enquanto investidores aguardam dados da economia americana e digerem falas de Powell e balanços

Bandeira dos EUA: PIB americano do segundo trimestre deve ficar em 8,5%, segundo estimativas do mercado (PxHere/Reprodução)

Bandeira dos EUA: PIB americano do segundo trimestre deve ficar em 8,5%, segundo estimativas do mercado (PxHere/Reprodução)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 29 de julho de 2021 às 07h10.

Última atualização em 29 de julho de 2021 às 09h22.

As bolsas internacionais iniciam esta quinta-feira, 29, em alta, com investidores ainda digerindo as últimas falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e os resultados corporativos do segundo trimestre. Na véspera, a autoridade monetária dos Estados Unidos reforçou os aspectos transitórios da inflação americana e voltou a dizer que a economia ainda precisa de estímulos, mantendo o nível das compras de ativos e a taxa de juros próxima de zero.

Na Europa, o índice Stoxx 600 avança cerca de 0,3%, tendo no radar dados de confiança da Zona do Euro e a ata da última decisão monetária do Banco Central Europeu, que será divulgada às 8h30. Na Alemanha, onde saíram dados de desemprego melhores do que as expectativas, a bolsa de Frankfurt sobe 0,25%. 

No radar dos investidores ainda estão os dados da economia americana que serão divulgados nesta manhã. O principal deles será a primeira prévia do PIB do segundo trimestre, que tem maior potencial de surpreender. No mercado, o consenso é de uma alta de 8,5%, representando uma aceleração do crescimento em relação ao trimestre anterior, quando o PIB aumentou 6,5%. 

Outro dado previsto para esta quinta são os pedidos semanais de seguro desemprego, para o qual há a expectativa de 380.000. Na última semana, os números decepcionaram, ficando em 419.000, enquanto o mercado aguardava por 350.000 pedidos. 

No Brasil, o principal indicador econômico será o IGP-M de julho. A expectativa é de que a inflação medida pela FGV acelere para 0,9% ante os 0,6% do mês anterior.

yt thumbnail

Estreia da Brisanet

Em meio à aquecida agenda de ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês), as ações da Brisanet (BRIT3) estreiam nesta quinta na B3, após serem precificadas no piso da faixa indicativa, a 13,92 reais. Do ramo de banda larga, a empresa movimentou pouco mais de 1,4 bilhão de reais em IPO. Outra empresa do setor que abriu recentemente capital na bolsa foi a Desktop (DESK3). 

Vale

Na véspera, o ambiente internacional positivo favoreceu o Ibovespa, que fechou na máxima de duas semanas, sendo impulsionado pelas ações da Vale (VALE3), que subiram 2,7% antes da divulgação de seu balanço. 

O resultado divulgado da Vale na última noite, no entanto, frustrou as expectativas, com a receita operacional ficando em 16,68 bilhões de dólares, abaixo dos 17 bilhões de dólares esperados. Já o ebitda ajustado ficou em 11,04 bilhões de dólares ante estimativas de 11,96 bilhões de dólares. Neste pregão, uma reação negativa ao balanço da mineradora pode ter efeito crucial para a queda do Ibovespa, tendo em vista que a companhia tem o maior peso do índice, com participação de mais de 10%.

Ambev

Outra empresa com peso significativo no Ibovespa que apresentou resultado foi a Ambev (ABEV3). Em balanço divulgado nesta manhã, o império das cervejas aumentou suas vendas líquidas em 35% na comparação anual para 15,71 bilhões de reais. O número ficou acima do consenso da Bloomberg, de 14,74 bilhões de reais em vendas. O lucro líquido ajustado da Ambev ficou em 2,96 bilhões de reais ante 1,37 bilhão de reais do mesmo período do ano passado.

GOL

Ainda nesta manhã deve ser divulgado o balanço da GOL (GOLL4), o primeiro do mercado brasileiro ligada ao setor de aviação e turismo. Uma das principais empresas da tese de reabertura, a GOL deve apresentar 1,03 bilhão de reais de receita líquida, segundo estimativas da Bloomberg, com a receita dobrando no próximo trimestre para 2,23 bilhões de reais.

Balanços 

Neste pregão, investidores também devem reagir aos resultados de Movida (MOVI3), Multiplan (MULT3), Odontroprev (ODPV3) e Dexco (DXCO3, ex-Duratex), que apresentaram balanços na última noite. Após o encerramento do pregão de hoje, Localiza (RENT3), Fleury (FLRY3), Ecorodovias (ECOR3), Cteep (TRPL4) e Cesp (CESP6) divulgarão seus respectivos balanços. 

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesIbovespa

Mais de Invest

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor