Mercados

Petróleo encerra 2015 com queda acumulada de 35%

Em dezembro, a commodity caiu 11 por cento


	Em dezembro, a commodity caiu 11 por cento
 (Plataformas de petróleo em alto mar)

Em dezembro, a commodity caiu 11 por cento (Plataformas de petróleo em alto mar)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2015 às 19h46.

Os preços do petróleo subiram na quinta-feira, mas caíram até 35 por cento no ano, após uma corrida de produtores do Meio Oeste dos Estados Unidos para extrair a commodity e produtores de petróleo não convencional (o chamado Shale oil) criarem um excesso de oferta sem precedentes que pode avançar ao longo de 2016.

Os preços do petróleo tipo Brent e nos EUA subiram entre 1 por cento e 2 por cento nesta sessão, com as compras acentuadas em uma sessão com baixo volume antes do Ano Novo.

No entanto, em 2015, os dois contratos registraram quedas de dois dígitos pelo segundo ano seguido, com a Arábia Saudita e outros membros da Opep não conseguindo impulsionar os preços do petróleo.

O petróleo tipo Brent encerrou esta sessão com alta de 82 centavos de dólar, a 37,28 dólares o barril, recuperando-se da mínima em 11 anos de 36,10 dólares vista mais cedo na sessão. No mês, a queda foi de 16 por cento e, no ano, a baixa foi de 35 por cento. Em 2014, o petróleo tipo Brent caiu 48 por cento.

Já o petróleo nos EUA subiu 44 centavos de dólar nesta quinta-feira, a 37,04 o barril. Em dezembro, a commodity caiu 11 por cento e a baixa foi de 30 por cento no ano, após a perda de 46 por cento em 2014.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEnergiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPetróleo

Mais de Mercados

Como o mercado reagiu à desistência de Biden?

Dólar em queda e bolsa em alta: as primeiras reações no mercado após desistência de Biden

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Mais na Exame