Petrobras: estatal está na lista das ações mais baratas da bolsa brasileira segundo o P/L (Pilar Olivares/Reuters)
Karla Mamona
Publicado em 21 de abril de 2022 às 08h30.
Última atualização em 21 de abril de 2022 às 17h49.
Com a queda de quase 5% do Ibovespa no acumulado do mês de abril, algumas ações estão baratas na bolsa e podem ser boas oportunidades de compra. Para ajudar o investidor a encontrar as melhores barganhas, a plataforma financeira Economatica, a pedido da EXAME Invest, levantou a ações com os menores múltiplos preço/lucro (P/L).
O P/L é um dos indicadores mais utilizados na análise fundamentalista. Ele permite que investidores possam avaliar o preço da ação de uma companhia a partir da relação entre o preço de uma ação no momento atual e o lucro líquido por ação dos últimos 12 meses ou da projeção desse indicador para os 12 meses à frente. O múltiplo sinaliza quantos anos seriam necessários para que o investidor conseguisse o retorno das ações que possui ou que planeja adquirir.
Se o P/L é considerado elevado em relação a seus pares no mesmo setor ou a sua média histórica, isso significa que levará mais tempo para recuperar o investimento. Isso pode significar, por sua vez, que a ação está cara; por outro lado, um P/L mais baixo representa um período menor de tempo para o retorno e que a ação está com preço atrativo.
Entre as ações mais baratas estão Bradespar (BRAP4) e Usiminas (USIM5), com P/L de 1,6x e 1,8x, respectivamente. No mês de abril, as ações da holding do Bradesco acumulam queda de 8,88%, enquanto no ano, já subiram mais de 20%. Já a ação da siderúrgica Usiminas acumula queda de 10,88% no mês de abril e de 17,87% no ano.
Na lista ainda aparecem ações de empresas como Petrobras (PETR4), Banco do Brasil (BBAS3) e Vale (VALE3).
Veja abaixo as 15 ações com os menores múltiplos considerando o (P/L (em vezes):