Invest

No radar: transição presidencial nos EUA e o que mais move o mercado

Incertezas sobre eleições americanas caem e bolsas sobem, após órgão responsável pela transição de governos dar sinal verde para Biden

Joe Biden: presidente eleito dos Estados Unidos (Damir Sagolj/Reuters)

Joe Biden: presidente eleito dos Estados Unidos (Damir Sagolj/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 07h01.

Última atualização em 24 de novembro de 2020 às 10h28.

As principais bolsas ocidentais sobem nesta terça-feira, 24, após a Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês), responsável pela transição de governos nos Estados Unidos, disponibilizar recursos para que a equipe do presidente eleito Joe Biden dê início ao processo.

A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades disso. Saiba como com o BTG Pactual Digital.

Embora ainda não tenha admitido a vitória de seu adversário, o presidente Donald Trump consentiu o pedido. Em publicação no Twitter, Trump afirmou ter recomendado que a GSA “faça o que precisa ser feito em relação aos protocolos iniciais”. “E disse para minha equipe fazer o mesmo.”

A mudança de postura, mesmo que parcial, é vista pelos investidores com uma redução das incertezas sobre o processo eleitoral dos Estados Unidos. Ainda antes das eleições, Donald Trump havia sinalizado que, caso perdesse, a transição poderia não ser pacífica, o que, na época, alarmou o mercado sobre a possibilidade de contestação e judicialização do resultado.

Com os embates em torno das eleições caminhando para um desfecho, o Dow Jones futuro sobe cerca de 1% nesta manhã, enquanto os mercados europeus seguem a toada positiva. Na Alemanha, onde o PIB do terceiro trimestre foi revisado de alta trimestral de 8,2% para 8,5%, o índice DAX sobe cerca de 0,8%.

IPCA

Além da política americana os investidores locais também devem estar atentos ao IPCA referente aos primeiros 15 dias de novembro, que será divulgado ainda nesta manhã. Pelas estimativas do mercado, o resultado parcial do principal índice de inflação do país deve apontar para uma alta de 0,72%.

Caso confirmado, a inflação anual chegará a 4,12%, ficando acima do centro da meta de inflação de 4%. Nas últimas duas divulgações, os dados superaram as estimativas. Em meio ao avanço da inflação, o mercado tem revisado suas projeções de inflação para o fim deste ano.

No último Boletim Focus, a estimativa do IPCA para o fim de se 2020 passou de 3,25% para 3,45%. Há quatro semanas, a expectativa de inflação no ano era de 2,99%. Para 2021, as perspectivas também estão sendo revisadas para cima, estando atualmente em 3,4%, próximo da meta de inflação de 3,5% para o próximo ano.

Com os dados de inflação se mostrando superiores ao esperado, o mercado também tem alterado suas projeções para a taxa de juros para 2021, que passou de 2,75% para 3%, também no último Focus.

Banner azul do BTG Pactual com letras brancas sobre operar na Bolsa

(BTG Pactual Digital/Divulgação)

Ânima

O Conselho de Administração da Ânima aprovou a oferta subsequente (follow-on) de 27 milhões de ações. A oferta será de distribuição primária, com o valor arrecadado sendo destinado aos cofres da empresa. Embora seja esperado algum desconto em relação a preço praticado pelo mercado, pelo valor de fechamento de segunda-feira, 23, a oferta poderia levantar cerca de 840 milhões de reais.

Guararapes

A Guararapes aprovou por meio de seu Conselho a emissão de 300.000 debêntures com valor unitário de 1.000 reais, totalizando 300 milhões de reais. Prejudicada pelas medidas de isolamento, que derrubaram a receita e levou a empresa a registrar prejuízos no nos dois últimos trimestre, o dinheiro obtido com as debêntures deve ajudar a empresa a atravessar o período. No entanto, o valor total que pode ser arrecadado com as debêntures é ainda menor que o prejuízo liquido de 395 milhões de reais registrado no terceiro trimestre.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Banco Central comunica vazamento de dados de clientes da Caixa

Quais são os seis tipos de dólar que existem?

Data-com Taesa: veja até quando investir para receber os proventos

Trump não deverá frear o crescimento da China, diz economista-chefe do Santander