Joe Biden: presidente eleito dos Estados Unidos (Damir Sagolj/Reuters)
Guilherme Guilherme
Publicado em 24 de novembro de 2020 às 07h01.
Última atualização em 24 de novembro de 2020 às 10h28.
As principais bolsas ocidentais sobem nesta terça-feira, 24, após a Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês), responsável pela transição de governos nos Estados Unidos, disponibilizar recursos para que a equipe do presidente eleito Joe Biden dê início ao processo.
Embora ainda não tenha admitido a vitória de seu adversário, o presidente Donald Trump consentiu o pedido. Em publicação no Twitter, Trump afirmou ter recomendado que a GSA “faça o que precisa ser feito em relação aos protocolos iniciais”. “E disse para minha equipe fazer o mesmo.”
...fight, and I believe we will prevail! Nevertheless, in the best interest of our Country, I am recommending that Emily and her team do what needs to be done with regard to initial protocols, and have told my team to do the same.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 23, 2020
A mudança de postura, mesmo que parcial, é vista pelos investidores com uma redução das incertezas sobre o processo eleitoral dos Estados Unidos. Ainda antes das eleições, Donald Trump havia sinalizado que, caso perdesse, a transição poderia não ser pacífica, o que, na época, alarmou o mercado sobre a possibilidade de contestação e judicialização do resultado.
Com os embates em torno das eleições caminhando para um desfecho, o Dow Jones futuro sobe cerca de 1% nesta manhã, enquanto os mercados europeus seguem a toada positiva. Na Alemanha, onde o PIB do terceiro trimestre foi revisado de alta trimestral de 8,2% para 8,5%, o índice DAX sobe cerca de 0,8%.
Além da política americana os investidores locais também devem estar atentos ao IPCA referente aos primeiros 15 dias de novembro, que será divulgado ainda nesta manhã. Pelas estimativas do mercado, o resultado parcial do principal índice de inflação do país deve apontar para uma alta de 0,72%.
Caso confirmado, a inflação anual chegará a 4,12%, ficando acima do centro da meta de inflação de 4%. Nas últimas duas divulgações, os dados superaram as estimativas. Em meio ao avanço da inflação, o mercado tem revisado suas projeções de inflação para o fim deste ano.
No último Boletim Focus, a estimativa do IPCA para o fim de se 2020 passou de 3,25% para 3,45%. Há quatro semanas, a expectativa de inflação no ano era de 2,99%. Para 2021, as perspectivas também estão sendo revisadas para cima, estando atualmente em 3,4%, próximo da meta de inflação de 3,5% para o próximo ano.
Com os dados de inflação se mostrando superiores ao esperado, o mercado também tem alterado suas projeções para a taxa de juros para 2021, que passou de 2,75% para 3%, também no último Focus.
O Conselho de Administração da Ânima aprovou a oferta subsequente (follow-on) de 27 milhões de ações. A oferta será de distribuição primária, com o valor arrecadado sendo destinado aos cofres da empresa. Embora seja esperado algum desconto em relação a preço praticado pelo mercado, pelo valor de fechamento de segunda-feira, 23, a oferta poderia levantar cerca de 840 milhões de reais.
A Guararapes aprovou por meio de seu Conselho a emissão de 300.000 debêntures com valor unitário de 1.000 reais, totalizando 300 milhões de reais. Prejudicada pelas medidas de isolamento, que derrubaram a receita e levou a empresa a registrar prejuízos no nos dois últimos trimestre, o dinheiro obtido com as debêntures deve ajudar a empresa a atravessar o período. No entanto, o valor total que pode ser arrecadado com as debêntures é ainda menor que o prejuízo liquido de 395 milhões de reais registrado no terceiro trimestre.