Invest

No radar: Fed, temporada de balanços e o que mais move o mercado

Cielo dá início às divulgações de resultados do quarto trimestre no Brasil; companhia supera em 37% lucro do mesmo período de 2019

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve (Andrew Harrer/Getty Images)

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve (Andrew Harrer/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 07h04.

Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 08h53.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

As principais bolsas ocidentais apresentam quedas na manhã desta quarta-feira, 27, enquanto investidores aguardam pela coletiva do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e por resultados de algumas das principais companhias de tecnologia dos Estados Unidos. Tesla, Facebook e Apple devem apresentar seus balanços ainda hoje. No mercado chinês, o índice Composto de Xangai fechou em leve alta, motivado por dados sobre lucro da indústria local, que cresceu 20,1% em 2020.

Conheça o maior banco de investimentos da América Latina e invista com os melhores assessores

No Brasil, o Ibovespa vem de cinco quedas consecutivas - a maior sequência negativa em 12 meses. Na última sessão, temores fiscais voltaram a pressionar os negócios, mesmo após o ministro Paulo Guedes descartar a renovação do auxílio emergencial sem uma contrapartida, como congelamento de gastos em outras áreas. No mercado local, a temporada de resultados do quarto trimestre teve início com o balanço da Cielo.

Fed

Nesta quarta, o Fomc (equivalente ao Copom brasileiro) irá decidir sobre a taxa de juros americana. Mas o mercado não espera surpresas. De acordo com a ferramenta do CME Group, a probabilidade de manutenção da taxa de juros no intervalo entre 0% e 0,25% é de 100%. Mas o mercado quer saber o que Powell tem a dizer. 

Na última coletiva pós-decisão de juros, Powell alertou que a pandemia “apresenta riscos consideráveis ​​para as perspectivas econômicas no médio prazo”. Desde então, planos de vacinação ganharam tração nos Estados Unidos e tiveram início em diversos países do mundo. Por outro lado, o vírus seguiu se alastrando e provocando fortes impactos na economia americana, que viu seus pedidos de auxílio desemprego subirem para o maior patamar desde agosto.

“Suspeitamos que o Fed manterá um tom cautelosamente otimista na entrevista coletiva, enquanto tenta minimizar a perspectiva de qualquer mudança significativa na política do Fed em breve”, avalia em nota James Knightley, diretor de economia internacional do banco ING.

Cielo

No último trimestre, a Cielo registrou lucro líquido de 298,2 milhões de reais, 34,7% superior ao registrado no mesmo período de 2019. A quantia também foi 197% maior que a do terceiro trimestre de 2020. De acordo com a empresa, o resultado foi motivado pelo corte de custos e pela recuperação dos volumes financeiros, que atingiu 190,6 bilhões de reais - 15,1% acima do terceiro trimestre - impulsionado pelas vendas na Black Friday e Natal. 

Locaweb

Com o objetivo de aumentar a liquidez de seus papéis, a Locaweb aprovou o desdobramento de suas ações de um para quatro. A posição acionária considerada para o desdobramento será a do próximo dia 29 e as ações resultantes do desdobramento serão creditadas no dia 2 de fevereiro. Atualmente, suas ações são negociadas por um dos maiores preços da bolsa, na faixa de 111 reais. A companhia também aprovou o aumento do capital social para até 5 bilhões de reais.

JSL

A JSL firmou contrato para a aquisição de 100% da Pronto Express Logística (TPC) por 288,6 milhões de reais, sendo 66 milhões de reais à vista. Com a compra, a empresa espera ganhos de sinergias nos negócios de armazenagem e logística. Segundo fato relevante, a TPC opera 850.000 m² de armazéns em 24 estados e possui cerca de 5.000 colaboradores. Entre seus clientes estão marcas como Natura, Puma, Alpargatas, 3M e a Prefeitura de São Paulo. Em 2020, sua receita líquida foi de  415 milhões de reais e seu lucro, de 15,4 milhões de reais.

"Acreditamos ainda que a TPC está alinhada com os valores da JSL ao valorizar a sua gente como principal diferencial , o relacionamento de longo prazo com seus clientes e princípios rígidos de gestão, governança e integridade", afirma a JSL. A aquisição ainda depende da aprovação do Cade.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresFed – Federal Reserve SystemIbovespa

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio