Invest

Multiplan dispara com recuperação do aluguel e puxa ações de shoppings

Receita de locação cresce 287 %, chegando a superar números de 2019 em sete shoppings da Multiplan

Shopping da Multiplan em São Paulo | Foto: Alberto Rocha/Folhapress (Alberto Rocha/Folhapress)

Shopping da Multiplan em São Paulo | Foto: Alberto Rocha/Folhapress (Alberto Rocha/Folhapress)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 29 de julho de 2021 às 12h38.

Última atualização em 29 de julho de 2021 às 12h44.

Priorizar nos meus resultados Google

As ações da Multiplan (MULT3) chegaram a subir 8% nesta quinta-feira, 29, com investidores reagindo ao balanço trimestral divulgado na última noite. No segundo trimestre, a empresa teve lucro de 93,8 milhões de reais, 32,4% acima do registrado no mesmo período do ano passado. O resultado também superou o consenso de mercado, que era de 82,8 milhões de reais, segundo estimativas colhidas pela Bloomberg. O lucro líquido ajustado foi ainda maior, de 105,9 milhões de reais. 

O resultado foi impulsionado pela receita de locação das áreas de shoppings, que ficou em 258,4 milhões de reais, representando um crescimento de 287% na comparação anual e de 38% na trimestral. Em 7 shoppings da Multiplan, a receita de locação chegou a superar a do segundo trimestre de 2019, antes de todos os efeitos da pandemia, 

A recuperação foi um dos pontos mais comemorados pelo mercado, elevando as expectativas para os números do segundo semestre, tendo em vista que o início do segundo trimestre capturou períodos de maior restrição de mobilidade. 

Aprenda a ler e interpretar balanços corporativos com o e-book gratuito da Exame

O balanço forte da Multiplan também impulsiona ações de outras administradoras de shoppings, com o mercado reavaliando as expectativas para os próximos resultados do setor. No início da tarde, as ações do Iguatemi (IGTA3), BrMalls (BRML3), JHSF (JHSF3) e Aliansce Sonae (ALSO4) subiam 2,7%, 1,4%, 0,8% e 2,3%, respectivamente. 

“Recuperação já é realidade para os shoppings, que têm mostrado uma tendência positiva - assim que as restrições foram suspensas, as vendas e os aluguéis responderam rapidamente. Então, esperamos um segundo semestre forte”, afirmam analistas do BTG Pactual em relatório. Com preço-alvo de 31 reais, o banco vê um potencial de alta (upside) de 35% em relação ao preço do último fechamento

No trimestre, as vendas dos lojistas ficaram em 3 bilhões de reais, 411% acima do registrado no mesmo período de 2020, mas 2% abaixo do segundo trimestre de 2019. Por outro lado, a recuperação do horário de funcionamento alimenta as expectativas para os próximos resultados. Em média, os shoppings da Multiplan operaram por apenas 72% de sua capacidade de horas. Mas, segundo a empresa, este indicador bateu 97% neste mês. 

Analistas do Itaú BBA classificaram a recuperação do horário de operação como uma “grande esperança”. “Este é o melhor cenário desde a reabertura dos shoppings em meados de 2020”. Com projeção de upside semelhante à do BTG Pactual, o Itaú BBA tem preço-alvo de 30,8 reais para os papéis da Multiplan. 

 

Acompanhe tudo sobre:Shopping centersMultiplanbolsas-de-valoresAçõesIbovespaIguatemiAliansceBalançosJHSF

Mais de Invest

Ibovespa ganha impulso de ações da Petrobras com petróleo em disparada

Por que a alta diária de 177% da ação da Moderna é tão rara na bolsa

Leilão oferece motos de luxo com descontos de até 30%; veja como participar

Dólar a R$ 5,50? A previsão do JP Morgan em um cenário eleitoral 'ruim para o mercado'