Exame Logo

Moody´s reduz perspectiva de rating do Japão

A dívida japonesa mudou de estável para negativa por causa das dificuldades enfrentadas pelo governo para conter dívida

O premiê japonês Naoto Kan enfrenta dificuldades cada vez maiores para aprovar o orçamento do ano fiscal japonês (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2011 às 07h35.

São Paulo - A agência de classificação de risco Moody's Investors Service mudou nesta terça-feira a perspectiva de rating dos títulos Aa2 da dívida japonesa de estável para negativa, citando as dificuldades enfrentadas pelo governo e o enfraquecimento das perspectivas para conter a expansão da dívida.

A medida vem na esteira do rebaixamento do rating da dívida do Japão pela Standard & Poor's, de AA para AA-, por razões semelhantes. "A ação de rating foi provocada pela intensa preocupação de que as políticas fiscal e econômica não se mostrem fortes o suficiente par atingir a meta do governo de redução do déficit e conter o inexorável aumento da dívida", disse a Moody´s num comunicado.

Veja também

A ação da Moody´s não é um rebaixamento, mas uma mudança na perspectiva é frequentemente o primeiro passo para isto. A movimentação aumenta ainda mais a pressão sobre o governo do primeiro-ministro Naoto Kan, que enfrenta dificuldades cada vez maiores para aprovar o orçamento do ano fiscal que começa em 1º de abril. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDívida públicaJapãoPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame