Invest

IPCA, Powell, Eternit, Azul, Aura e o que mais move o mercado

Mercado internacional amanhece em tom positivo à espera de declarações do presidente do Fed

Jerome Powell: presidente do Fed quer barrar alta de preços / Foto: Kevin Lamarque/REUTERS (Kevin Lamarque/Reuters)

Jerome Powell: presidente do Fed quer barrar alta de preços / Foto: Kevin Lamarque/REUTERS (Kevin Lamarque/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 11 de janeiro de 2022 às 07h14.

Última atualização em 11 de janeiro de 2022 às 07h22.

As bolsas internacionais avançam nesta terça-feira, 11, recuperando parte das últimas perdas, impulsionadas por preocupações sobre o aperto da política monetária americana.

Ações de tecnologia, que estiveram entre as maiores quedas recentes, lideram a recuperação do mercado europeu. As bolsas da França e da Alemanha são destaques desta manhã, subindo mais de 1%.

O apetite pelo setor de tecnologia também tem reflexos no mercado de futuros americano, com a alta do índice Nasdaq superando as do S&P 500 e Dow Jones. Com maior concentração das big techs, o índice vem de queda de 5,6% desde o segundo pregão do ano.

Powell no Senado

Apesar do tom positivo, alta de juros e medidas para controlar a inflação permanecem como pano de fundo das negociações. O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, nomeado para um segundo mandato à frente da instituição, se prepara para seu testemunho no Comitê Bancário do Senado americano, que terá início às 12h.

Em pronunciamento já publicado e que deve marcar o início da sessão, Powell irá reforçar a importância de seu compromisso em “evitar que a inflação mais alta se consolide”. 

“Sabemos que a inflação alta cobra um preço, principalmente para aqueles menos capazes de arcar com os custos mais altos de bens essenciais como alimentação, moradia e transporte. Estamos fortemente comprometidos em alcançar nossos objetivos estatutários de emprego máximo e estabilidade de preços”, diz o documento.

Aprenda quais são os tipos de investimentos e como montar a sua própria carteira neste curso completo e acessível da EXAME.

IPCA

Temores sobre a inflação também seguem presentes no mercado brasileiro e deve ser um dos assuntos principais desta terça. Isso porque está prevista para às 9h a divulgação do IPCA de dezembro pelo IBGE, para o qual a expectativa é de 0,65% de alta, reduzindo a inflação anual de 10,74% para 9,97%. 

Pelas projeções de mercado, a inflação brasileira deve perder força ao longo do ano, mas a um preço caro: o de juros altos e atividade fraca. No último boletim Focus, economistas revisaram para 11,75% a estimativa de Selic para 2022 e o PIB, para 0,28%.

Eternit

A Eternit (ETER3) informou na última noite a compra da empresa de fibrocimento Confibra, com capacidade de produção de 168.000 toneladas por ano. A aquisição representa um incremento de 20% na produção da Eternit. 

O preço pago pela Confibra foi de 110 milhões de reais, que poderá ser acrescido em 10 milhões de reais, dependendo do cumprimento de metas. A operação ainda precisa do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Aura

A Aura Minerals (AURA33) atingiu seu próprio recorde de produção de ouro para um trimestre. Entre outubro e dezembro de 2021, a companhia atingiu 77.594 onças de ouro contra 69.148 no mesmo período de 2020. A produção total de ouro em 2021 foi de 268.983 onças, 32% superior ao ano anterior. 

Azul

A Azul (AZUL4) registrou 2,581 milhões de passageiros domésticos no mês de dezembro, 20,9% acima do número apresentado em dezembro de 2019, ainda antes do início da pandemia. A taxa de ocupação dos voos domésticos, de 82,3%, foi a mesma de dois anos atrás. Por outro lado, a frente internacional segue com marcas abaixo do período pré-covid. Em 2021 foram 1,419 milhão de passageiros para voos internacionais da Azul contra 7,151 milhões em 2019. 

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Gol e Azul já controlam mercado e seria 'pior se quebrassem', diz ministro dos Portos e Aeroportos

Dólar hoje opera estável e permanece no piso de R$ 6

HSBC pode reduzir bônus enquanto implementa reestruturação bilionária

Calendário Bolsa Família 2025; pagamento começa amanhã