Exame Logo

Ibovespa hoje: Bolsa fecha em leve alta com cautela no exterior

Inflação do Reino Unido adiciona doses de aversão ao risco no mercado internacional; balanços seguem surpreendendo positivamente

Painel de cotações na B3 (Germano Lüders/Exame)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 10h38.

Última atualização em 19 de outubro de 2022 às 18h11.

O Ibovespa fechou em leve alta, de 0,46%, no pregão desta quarta-feira, 19, pressionado pela maior aversão ao risco no exterior. Bolsas caíram no mercado internacional nesta tarde, com a inflação voltando ao centro das preocupações de investidores.

O Índice de Preço ao Consumidor (IPC) do Reino Unido divulgado nesta madrugada, saiu acima do esperado para o mês de setembro, com alta mensal de 0,5% ante consenso de 0,4%. Com a inflação de setembro, o IPC britânico chegou a casa dos dois dígitos, saltando de 9,9% para 10,1%. A projeção do mercado era de que o IPC anual ficasse em 10%. O nível da inflação britânica é o maior em 40 anos.

Veja também

Índices de Wall Street, que apresentaram fortes altas nos últimos dois pregões, caminham para fechar em queda, tendo como pano de fundo as apostas de que o Federal Reserve terá que intensificar o ritmo de alta de juros. Apesar do tom de cautela, seguem no radar dos investidores números acima das expectativas para a temporada de balanços do terceiro trimestre.

Balanços nos EUA

A Netflix, que superou as projeções de mercado em todas as frentes em resultado divulgado na última noite, fechou em alta de 13% na Nasdaq. Ações da Procter & Gamble também operam em alta no mercado americano, após a companhia ter apresentado lucro e receita acima dos consensos de mercado nesta manhã. Ainda são esperados para esta quarta-feira os balanços da Tesla e IBM, previstos para após o encerramento do pregão.

Petrobras salta com petróleo

No Brasil, são as ações da Petrobras (PETR3/PETR4) que impediram uma queda mais acentuada do Ibovespa. A companhia, com a segunda maior participação do índice, sobe mais de 3,71%, seguindo a apreciação do petróleo no exterior. A alta da commodity ocorre após o API estimar, na véspera, queda dos estoques de petróleo dos Estados Unidos em 1,3 milhão de barris. A expectativa era de alta de 1,5 milhão de barris.

Yduqs e varejo desabam

Na ponta negativa do Ibovespa, as ações da Yduqs caíram mais de 5% nesta quarta, após terem superado 3% de alta na véspera. Já as ações de varejistas dão continuidade às quedas apresentadas nos últimos pregões. O setor, que esteve entre as maiores altas dos últimos meses em meio à revisão das estimativas para a economia brasileira, tem passado por um duro movimento de correção. Somente neste pregão, Americanas, Magazine Luiza e Via caem mais de 6,81%, 4% e 3%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame