Exame Logo

Ibovespa cai 2% e dólar fecha acima de R$ 5 em reação ao arcabouço fiscal

Índice também foi pressionado pela queda da Vale, que recuou após decepção com dados de produção e vendas

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Publicado em 19 de abril de 2023 às 09h12.

Última atualização em 19 de abril de 2023 às 17h47.

O Ibovespa fechou em forte queda nesta quarta-feira, 19, pressionado de um lado pela queda das ações da Vale ( VALE3 ) e de outro pela reação negativa do ao arcabouço fiscal. O grosso do texto já era conhecido, mas a proposta apresentada ontem ao Congresso trouxe 13 exceções ao limite de gastos. A surpresa reavivou as desconfianças dos agentes de mercado.

Ibovespa hoje

Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, atribuiu grande parte da reação negativa do mercado às exceções ao limite de gastos. A maioria das 13 exceções pegou investidores – e os próprios políticos – de surpresa. Ficaram de fora do arcabouço, por exemplo, as despesas atreladas ao piso da enfermagem, às universidades federais e ao pagamento de precatórios.

Veja também

"As exceções foram o ponto mais negativo da proposta Se houvesse a exclusão das exceções, seria melhor do ponto de vista do mercado. Mas o cenário ainda está em aberto, já que o texto agora vai para o Congresso", afirmou Vieira.

A mudança abriu caminho para que antigos incômodos também fossem reforçados. Os agentes de mercado criticam o governo por não oferecer uma regra que, por si só, permita a estabilização da dívida pública. A trajetória proposta pelo governo exige um crescimento significativo da receita – um novo desafio.

Matheus Spiess, analista da Empiricus, ressalta que a percepção ao texto do arcabouço fiscal é ainda pior no mercado, dada a essa maior dificuldade do governo encontrar fontes de arrecadação. "A entrega foi feita logo após a derrota da área econômica quanto à taxação das empresas chinesas. O momento não é muito propício", afirmou.

Veja também

Vale (VALE3) cai 3%

As ações da Vale ( VALE3 ) caíram quase 3% nesta quarta-feira, 19, com investidores reagindo negativamente aos últimos dados do negócio divulgados pela empresa. O relatório de produção e vendas do primeiro trimestre, apresentado na noite de ontem, foi classificado como “decepcionante” por analistas.

Veja também

Dólar hoje

As incertezas fiscais que derrubaram a bolsa também afetaram o dólar, que voltou a ser negociado acima do patamar dos R$ 5. A moeda americana saltou mais de 2% nesta quarta.

Maiores quedas da bolsa de valores

O debate no âmbito fiscal afeta principalmente as ações mais ligadas ao ciclo econômico, que são mais prejudicadas com juros mais altos. Carrefour ( CRFB3 ) e Magazine Luiza ( MGLU3 ) lideraram as baixas do dia, caindo mais de 8%. No caso do Carrefour, as ações também foram rebaixadas pelos analistas do UBS BB.

Maiores altas da bolsa de valores

Na ponta positiva, apenas oito das 87 ações do Ibovespa fecharam no azul hoje. A liderança foi da Sabesp ( SBSP3 ), que subiu pouco mais de 1%.

Que horas abre a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaAçõesbolsas-de-valores

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame