Ibovespa fecha em alta com surpresa no PPI dos EUA
Investidores aguardaram pelo PPI dos EUA e repercutem as movimentações das empresas
Repórter de Invest
Publicado em 16 de fevereiro de 2024 às 10h38.
Última atualização em 16 de fevereiro de 2024 às 18h33.
O Ibovespa desta sexta-feira, 16, fechou em alta. O principal índice da bolsa de valores brasileira subiu 0,72%, aos 128.726 pontos. O pregão promete ser marcado por novos dados econômicos dos Estados Unidos, que podem balizar a próxima decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Por aqui, o IBGE publicou a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, enquanto no radar corporativo os investidores repercutem a inconclusão sobre a mudança no comando da Vale (VALE3).
Antes da abertura do mercado, o IBGE mostrou que a taxa anual de desocupação ficou em 7,8% no ano passado, o que representa uma queda de 1,8 ponto percentual (p.p.) frente à média de 2022. No período, a população desocupada totalizou 8,5 milhões de pessoas, queda anual de 1,8 milhão (-17,6%). Já a população ocupada do país chegou ao maior patamar da série histórica, iniciada em 2012, ao atingir 100,7 milhões de pessoas em 2023.
Ibovespa agora
IBOV: +0,72%, aos 128.726 pontos.
Mas os números que têm mais força para fazer preço no pregão são do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos EUA. “Embora o índice não seja o queridinho do Fed, o mercado reacende as atenções em busca de pistas sobre quando a autoridade monetária iniciará os cortes na taxa de juro”, diz Marcio Riauba, gerente da Mesa de Operações da StoneX.
Em janeiro houve um avanço de 0,3% frente ao mês anterior, acima das expectativas de avanço de 0,1%. Já o núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também aumentou 0,3% na comparação mensal de janeiro, vindo igualmente acima do consenso de ganho de 0,2%. Na comparação anual, o PPI cheio subiu 0,9% em janeiro, desacelerando em relação ao acréscimo de 1% observado em dezembro. Já o núcleo teve um avanço anual de 1,6% em janeiro, menor do que o aumento de 1,8% do mês anterior. Neste caso, as projeções eram de avanços anuais de 0,7% do PPI cheio e de 1,8% do núcleo.
Na avaliação de Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, os números trouxeram mais más notícias para a inflação americana. Segundo ele, o destaque ficou com a cadeia de serviço ligada ao preço de atacado. “Encerramos a semana com duas más notícias de inflação nos EUA, tanto no preço ao consumidor quanto o preço atacado, acima do esperado, e duas más notícias de atividade com a queda no varejo e na produção industrial”, diz.
Já no radar corporativo, a mineradora Vale (VALE3) segue sem definir o futuro do seu comando, sendo que na véspera reunião extraordinária do Conselho de Administração foi encerrada “de forma inconclusiva”. O colegiado deve se reunir nas próximas semanas. É importante lembrar que as ações da companhia foram afetadas recentemente pela possibilidade de o ex-ministro da Economia, Guido Mantega, assumir a posição. No fechamento do Ibovespa hoje, os papéis VALE3 subiram 3,31%.
Os investidores também ficaram atentos às movimentações do processo de privatização da Sabesp (SBSP3). Na véspera, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, concedeu uma entrevista coletiva para tratar sobre o assunto. Na abertura do pregão as ações caíram, durante o pregão se recuperaram e subiram 0,93%.
Maiores altas do Ibovespa
A maior alta do pregão foi da Braskem e, na avaliação de Anderson Silva, head de renda variável e sócio da GT Capital, o movimento se deve a um boato. “Fala-se sobre uma possível venda, tendo em vista que pode ser uma possível pauta de conversa do presidente da Petrobras com o CEO da Adnoc em viagem para Abu Dhabi.”
- Braskem (BRKM5): +10,32%
- Casas Bahia (BHIA3): +5,03%
- SLC Agrícola (SLCE3): +4,17%
Maiores quedas do Ibovespa
Entre as maiores quedas do Ibovespa hoje, destaque para os papéis do setor telefônico. “Vemos TIMS3 e VIVT3 com uma realização de lucros depois de um forte movimento de alta que vem desde janeiro de 2023”, diz Silva.
- Tim (TIMS3): -3,81%
- Vivo (VIVT3): -2,54%
- CCR (CCRO3): -2,36%
Dólar hoje
O dólar fechou em queda nesta sexta-feira. Hoje, a moeda americana caiu 0,04%, a R$ 4,966. Na quinta-feira, o dólar fechou em queda de 0,07%, cotado a R$ 4,968.
Como é calculado o índice Bovespa?
Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real , baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice.
Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.
Que horas abre e fecha a bolsa de valores?
O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h . A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.