Invest

Ibovespa fecha em alta após otimismo com depoimento de Powell

B3 operou normalmente apesar de feriado em São Paulo; bolsa segue calendário nacional

Painel de cotações da B3: Ibovespa opera em alta acompanhando exterior (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3: Ibovespa opera em alta acompanhando exterior (Germano Lüders/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 9 de julho de 2024 às 10h22.

Última atualização em 9 de julho de 2024 às 17h31.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta nesta terça-feira, 9, de olho nos Estados Unidos. Por lá, investidores reagiram positivamente ao depoimento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Ibovespa hoje

  • IBOV: + 0,44%, aos 127.108 pontos

Em depoimento ao congresso americano sobre o relatório semestral de política monetária, Powell expressou preocupação de que o crescimento econômico dos EUA fosse afetado se as taxas de juros fossem mantidas altas por muito tempo.

“Reduzir a contenção das taxas demasiado tarde ou muito pouco poderia enfraquecer indevidamente a atividade econômica e o emprego”, disse. A fala animou os investidores, que aguardam um corte de juros no país.

Ainda assim, as expectativas do mercado são de que um primeiro corte ocorra não na próxima reunião, em julho, mas na seguinte em setembro, segundo monitor do CME Group. O corte levaria a taxa do intervalo atual de 5,50% a 5,25% ao ano para um juros de 5,25% a 5,% ao ano.

Inflação no radar

O dia foi de agenda macroeconômica esvaziada tanto no Brasil quanto no exterior. A expectativa é com a divulgação amanhã do CPI (Consumer Price Index), indicador de inflação ao consumidor nos Estados Unidos. E para fechar a semana por lá, na sexta-feira será divulgado o PPI (Producer Price Index), indíce de inflação ao produtor.

Por aqui, amanhã é dia de divulgação do IPCA de junho – principal índice de inflação brasileiro. A projeção do BTG Pactual (do mesmo grupo de controle da EXAME) é de uma alta de 0,31% na comparação mensal e de 4,34% na anual. Em maio, o IPCA atingiu 0,46% na variação mensal e subiu 3,93% na anual.

B3 aberta no feriado?

Esta terça-feira é feriado da Revolução Constitucionalista em São Paulo, mas a B3 ficou aberta para negociações. Desde 2021 a bolsa permanece aberta em feriados municipais e fecha apenas nas datas comemorativas nacionais. 

Sendo assim, os feriados de 25 de janeiro (aniversário de São Paulo) e 9 de julho (Revolução Constitucionalista) são dias regulares de negociação na renda variável, incluindo ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, derivativos, renda fixa privada e ETF de renda fixa.

Como é calculado o índice Bovespa?

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice.

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 16h55.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespaAçõesJerome PowellFed – Federal Reserve System

Mais de Invest

Balanços da Tesla e Alphabet, Kamala Harris e corte de gastos no Brasil: o que move o mercado

Por que o homem mais rico da China está perdendo tanto dinheiro?

Hapvida (HAPV3) vai investir até R$ 600 milhões em novos hospitais em SP e RJ

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

Mais na Exame