(Spencer Platt/Getty Images)
Agência O Globo
Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 19h13.
Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 19h52.
Nas salas de bate-papo na internet em Wall Street, o tema dominou as conversas nas últimas semanas. Um grupo de usuários do fórum online Reddit conseguiu mudar a trajetória das ações da varejista GameStop e causar perdas a investidores tradicionais do mercado financeiro, que ultrapassam 1 bilhão de dólares em um único pregão. E ganharam a ajuda inesperada do homem mais rico do planeta, o bilionário Elon Musk, fundador da Tesla.
Desde o começo de janeiro, as ações da empresa já acumulam alta próxima de 700% e o valor de mercado da companhia, uma varejista de jogos há 37 anos com um negócio ancorado em lojas físicas, ultrapassou a marca dos 10 bilhões de dólares.
Com isso, a companhia passou a valer mais do que empresas como American Airlines e Under Armour. No começo do ano, a revendedora de jogos sediada nos Estados Unidos valia apenas 1,2 bilhão de dólares. Antes da abertura do pregão desta quarta-feira, as ações subiam 106% para 306 dólares após fecharem em 147,98 dólares na véspera nos Estados Unidos.
A euforia em torno das ações da companhia já se tornou um sinônimo da força do investidor de varejo e do poder do acionista individual, em uma espécie de narrativa de Davi e Golias no mercado finaceiro, entre os fãs da rede reunidos no Reddit e fundos de investimento tradicionais do mercado.
Tudo começou no início do ano. Operadores foram às compras depois que Ryan Cohen, investidor ativista, que havia feito uma aposta com a compra de ações da empresa se juntou ao conselho de administração da empresa. A alta foi embalada por operadores de day trade que usam o fórum WallStreetBets, no Reddit, para impulsionar as ações.
Como a GameStop tem diversas lojas físicas, foi bastante afetada pela pandemia. Os investidores veteranos de Wall Street avaliavam que a tendência para o papel era de queda. Muitos fizeram então a chamada "venda a descoberto".
Trata-se de uma estratégia adotada quando se avalia que o preço de uma ação vai cair no futuro. O investidor não tem o papel em carteira, mas se compromete a comprá-lo adiante, com a expectativa de fazer isso a um valor mais baixo do que o da cotação atual e ganhar com a diferença de preços.
A compra em massa dos papéis da GameStop fez, no entanto, que os papéis disparassem. Estes investidores tiveram então de comprar as ações a um valor muito mais alto e perderam 1,6 bilhão de dólares em um único pregão.
A escalada ganhou ritmo ainda mais acelerado depois que o homem mais rico do planeta, Elon Musk, o fundador da Tesla, incluiu no Twitter um link para as discussões no Reddit sobre a empresa.
"Parece que a racionalidade e os fundamentos do papel saíram de cena", afirmou a cofundadora da J Capital Research Anne Stevenson-Yang.
A euforia em torno das ações da GameStop e a dificuldade de avaliar agora o verdadeiro valor da empresa já levantam discussões sobre outras companhias que seriam vulneráveis a esse mesmo tipo de ação coordenada para compra de papéis. O episódio levantou debates também sobre o papel do Securities and Exchange Comission, a SEC, o órgão regulador do mercado americano.
"É um pesadelo do ponto de vista regulatório para a SEC", afirmou James Cox, professor de direito da Duke University, especializado em questões regulatórias do mercado financeiro. "A questão é onde está a diferença entre a manipulação do mercado e a decisão de operar com base nos seus palpites, que foram divulgados na rede?"
Até agora, as principais perdas foram registradas por investidores institucionais. A preocupação de especialistas é que a queda de braço entre os veteranos de Wall Street e os usuários do fórum do Reddit acabe afetando também o investidor comum, que resolve comprar um papel motivado pela escalada de preços.