Invest

É hora de comprar ações de shoppings? O que dizem analistas

Resultado da Multiplan sinaliza contínua recuperação do setor, que deve estar entre os mais beneficiados pelo tão esperado controle da pandemia e a retomada da economia

Shopping da Multiplan em São Paulo (Alberto Rocha/Folhapress)

Shopping da Multiplan em São Paulo (Alberto Rocha/Folhapress)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 09h07.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2021 às 20h01.

Empresas de um dos setores mais atingidos pelas restrições impostas pela pandemia, as administradoras de shopping centers estão entre as principais apostas do mercado para aproveitar a esperada volta à “normalidade”, com o avanço da vacinação em massa. Para as ações da maior empresa do ramo, a Multiplan (MULT3), analistas da EXAME Invest Pro e do BTG Pactual projetam potencial de alta de 35,6% e 45%, respectivamente.

Quer saber mais sobre ações de shopping centers? Confira a live com os melhores analistas do mercado

Ainda se recuperando do período de maior isolamento, o resultado operacional da companhia, divulgado na última semana, caiu 23,8% no quarto trimestre, encerrando o ano com queda de 20,6%. Por outro lado, o fluxo de caixa operacional ajustado (FFO, na sigla em inglês) cresceu 37% para 1,05 bilhão de reais.

“Hoje, portanto, as ações da Multiplan estão sendo negociadas a um P/FFO de 12,1 vezes, 27% descontadas ao múltiplo do final de 2019. Parece que existe uma assimetria favorável caso a retomada da atividade ocorra de forma mais acelerada”, afirma em relatório Luis Fernando Mollo, analista da Exame Invest Pro.

Analistas do BTG ainda ressaltam que a empresa vem apresentando melhoras de forma contínua, com as vendas nas mesmas lojas ficando apenas 15,1% menores que as do quarto trimestre de 2019. Em alguns shoppings, inclusive, as vendas totais superaram as do quarto trimestre de 2019, como no Village Mall e no Parque Shopping Maceió.

Mas ainda que veja potencial de alta nas ações da Multiplan, analistas do BTG preferem os papéis Iguatemi (IGTA3) para os quais projetam potencial valorização de 45,7%. A expectativa deles, é que queda de vendas nas mesmas lojas seja ainda menor no Iguatemi, com redução de apenas 11% em relação ao quarto trimestre de 2019. A previsão é de que o resultado saia no dia 4 de março.

Já a EXAME Invest Pro, que tem recomendação de compra para a Multiplan, também vê com otimismo os papéis da Aliansce Sonae (ALSO3). Presente na carteira recomendada de Small Caps, analistas da casa acreditam em um potencial de alta de 39,5%. Isso com base em "premissas consideradas conservadoras"

No ano, as ações da Multiplan, Iguatemi e Aliansce Sonae acumulam respectivas perdas de 9%, 5,8% e 6,6%, impulsionadas pelas novas medidas de isolamento para conter o coronavírus e suas variantes. Novas restrições seguem como um dos principais riscos para todo o setor.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresBTG PactualExame ResearchShopping centers

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio