Bolsa de Nova York: índice Dow Jones fechou em alta de 5,33 pontos (0,03%), em 16.025,53 pontos (Spencer Platt/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 19h29.
Nova York - As Bolsas dos EUA fecharam em alta, com o índice S&P-500 registrando novo nível recorde. O dia foi marcado por declarações públicas de três dirigentes de distritos regionais do Federal Reserve sobre a perspectiva de redução do programa de estímulo à economia.
James Bullard, do Fed de St. Louis, disse que com base apenas nos dados do nível de emprego, o Fed poderá decidir em breve pela redução de seu programa de compras de bônus; Richard Fisher, do Fed de Dallas, disse que o programa deve ser reduzido "na primeira oportunidade. Jeffrey Lacker, do Fed de Richmond, reiterou sua oposição ao programa de compras de bônus (do qual Bullard é um defensor e Fisher, um oponente).
Observadores do mercado disseram que a alta forte do mercado depois da divulgação dos dados do nível de emprego em novembro, na sexta-feira, e os ganhos modestos desta segunda indicam que o mercado está mais confortável com a ideia de o FED começar a reduzir seu programa de estímulo à economia. Para Gary Flam, da Bel Air Investment Advisors, o mercado de ações deverá sustentar seus ganhos caso a redução das compras do Fed seja percebida como uma resposta à melhora das condições da economia. "Se os investidores sentirem que o Fed está reduzindo suas compras devido ao vigor da economia, que o Fed está no controle da situação e que não haverá uma alta dos juros, isso apoiará o mercado de ações", afirmou Flam.
Os investidores também estão atentos ao Congresso dos EUA, onde Senado e Câmara têm somente esta semana para atuar juntos (já que a Câmara entra em recesso de fim de ano nesta sexta-feira e o Senado, no dia 20). "Acho que as pessoas estão mais otimistas sobre um acordo para o Orçamento", disse Rebecca Patterson, do Bessemer Trust.
As ações da McDonald's caíram 1,12%, em reação a seu informe de vendas de novembro; as da BlackBerry recuaram 2,21%, dando continuidade a seu movimento recente de baixa. Em seu dia de estreia, as ações do American Airlines Group, formado com a fusão entre AMR e US Airways, fecharam a US$ 24,60.
O índice Dow Jones fechou em alta de 5,33 pontos (0,03%), em 16.025,53 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 6,23 pontos (0,15%), em 4.068,75 pontos. O S&P-500 fechou em alta de 3,28 pontos (0,18%), em 1.808,37 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.