Invest

Bancos chineses de joint-stock reduzem taxas de depósito

Os 11 bancos de joint-stock revisaram suas taxas de juro nominais de depósito para baixo entre cinco e 15 pontos-base, mesma redução feita pelos bancos estatais

Sede do Banco do Povo: banco central da China, em Pequim (Jason Lee/Reuters)

Sede do Banco do Povo: banco central da China, em Pequim (Jason Lee/Reuters)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 12 de junho de 2023 às 16h44.

Última atualização em 12 de junho de 2023 às 16h55.

China Merchants Bank, China Everbright Bank, China Citic Bank e outros oito bancos chineses de joint-stock reduziram suas taxas de juro de depósito, seguindo um movimento semelhante dos seis maiores bancos estatais do país na semana passada.

Os 11 bancos de joint-stock revisaram suas taxas de juro nominais de depósito para baixo entre cinco e 15 pontos-base, mesma redução feita pelos bancos estatais, de acordo com a pesquisa do Yicai Global. Agora, o China Merchants Bank possui as taxas de juro mais baixas entre eles.

Os seis maiores bancos comerciais estatais da China, incluindo o Industrial and Commercial Bank of China e o Agricultural Bank of China, reduziram as taxas de depósito em 8 de junho pela segunda vez desde setembro.

É esperado que os cortes nas taxas aliviem a pressão da dívida com juros e permitam que os bancos tenham mais espaço para oferecer empréstimos às empresas, disseram analistas de mercado. Ainda há margem para mais reduções, especialmente nas taxas de depósito de um e dois anos.

Ajuste na taxa básica

O Banco Popular da China provavelmente continuará a reduzir os custos de captação para a economia real ajustando sua taxa de referência de empréstimos, conhecida como taxa de empréstimo principal, e sua facilidade de empréstimo de médio prazo, disse Wang Yifeng, analista financeiro-chefe da Everbright Securities. A possibilidade de reduzir ainda mais a taxa MLF, se o momento for adequado, não pode ser excluída no terceiro trimestre.

No entanto, a equipe liderada por Ming Ming, economista-chefe da Citic Securities, acredita que a taxa MLF provavelmente será reduzida entre cinco e 10 pontos-base este mês, e a taxa LPR também provavelmente será ajustada de acordo.

Os últimos cortes nas taxas não são um sinal de que as taxas de empréstimo cairão, já que a redução das taxas de depósito em setembro passado não resultou em queda na taxa LPR e MLF, disse Lin Jiali, da Haitong International Securities Group.


Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: FX168NEWS

Acompanhe tudo sobre:ChinaBancos

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio