Mercados

Ação da Portugal Telecom despenca pós anúncio de Altice e Oi

Ações despencavam, penalizadas pela redução da probabilidade de sucesso da oferta pública de aquisição lançada pela empresária angolana Isabel dos Santos


	Logo da Portugal Telecom: Oi anunciou acordo em que aceitou entrar em negociações exclusivas com o grupo europeu de telecomunicações Altice
 (Mario Proenca/Bloomberg)

Logo da Portugal Telecom: Oi anunciou acordo em que aceitou entrar em negociações exclusivas com o grupo europeu de telecomunicações Altice (Mario Proenca/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2014 às 09h47.

Lisboa - As ações da Portugal Telecom SGPS despencavam nesta segunda-feira, penalizadas pela redução da probabilidade de sucesso da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela empresária angolana Isabel dos Santos.

Mais cedo, a Oi anunciou acordo em que aceitou entrar em negociações exclusivas com o grupo europeu de telecomunicações Altice para a venda de seus ativos portugueses, reunidos na PT Portugal.

Um dos objetivos centrais da oferta lançada pela empresária sobre a PT SGPS era evitar a venda dos ativos portugueses da Oi. A companhia detém cerca de 26 por cento de participação na Oi e uma dívida não paga pela holding portuguesa Rioforte de 900 milhões de euros.

"A reação do mercado parece apontar que este avanço da Oi para negociações exclusivas com a Altice torna menos provável o sucesso da oferta de Isabel dos Santos", disse o analista da Fincor Albino Oliveira.

A Altice entrou em negociações exclusivas com a Oi após oferecer 7,4 bilhões de euros pelos ativos portugueses. As empresas vão passar as próximas semanas analisando as contas da PT Portugal antes de finalizar o acordo. "Há dois fatores colocando pressão: primeiro, a questão de saber até que ponto, com a concretização deste negócio entre Altice e Oi, este vai contra algumas condições da proposta de Isabel dos Santos e leve a oferta dela a não avançar ou a falhar", acrescentou.

No final da semana passada, um porta-voz da empresária angolana disse que considera que a OPA sobre a PT-SGPS valoriza os acionistas da Oi e da PT-SGPS ao dar-lhes um aporte financeiro direto e imediato.

Às 9h52, horário de Brasília, as ações da PT SGPS exibiam queda de 7,22 por cento, a 1,40 euro.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasServiços3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularBrasil TelecomOiTelemarEmpresas portuguesasPortugal Telecom

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal