São Paulo - Veja o que você precisa saber
1- As ações que fizeram a alegria do mercado no 1º semestre. O Ibovespa acumulou no primeiro semestre deste ano uma alta de 3,22%. De janeiro a junho a Bolsa, alcançou 53.168 mil pontos
2- Minoritário da Petrobras questiona retirada de comitê. O representante dos acionistas minoritários no conselho de administração da Petrobras, Mauro Cunha, rebateu na terça-feira, 01, a justificativa de rodízio para explicar sua retirada do comitê de auditoria da estatal dada pela presidente da companhia, Graça Foster, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", publicada no último domingo.
3- As ações que tiraram o seu sono no primeiro semestre. Apesar da alta de 3,22% do Ibovespa no primeiro semestre do ano, algumas empresas tropeçaram na bolsa brasileira neste período. As ações da MMX, por exemplo, acumularam um recuo de 51,67% - o maior tombo do índice
4- Francesa Viadeo precifica IPO no piso da faixa de preços. A startup francesa Viadeo, a maior rede online para quem procura emprego na China e na França, definiu na terça-feira o preço para sua oferta pública inicial de ações no piso da faixa de preços indicada anteriormente.
5- Nyse executará testes de software antes de IPO da Alibaba. A Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês) disse que realizará um teste para a muita aguardada estreia da Alibaba, refletindo o foco da indústria de valores mobiliários sobre o controle de risco após uma série de problemas técnicos nos últimos anos.
6- Telecom Italia quer manter fatia na TIM Brasil, diz jornal. A Telecom Italia é a favor de manter sua fatia de controle na unidade brasileira TIM Participações, já que esta fornece um terço da receita do grupo, mas não descarta uma venda, disse o presidente do Conselho Giuseppe Recchi ao jornal italiano Il Sole 24 Ore.
7- Roche irá desembolsar até US$1,7 bi para comprar Seragon. A Roche Holding disse que irá pagar até 1,725 bilhão de dólares para comprar a Seragon Pharmaceuticals, uma empresa privada de biotecnologia dos Estados Unidos que pesquisa tratamentos para câncer de mama.
8- Banco Votorantim coordenará o BB fora das agências. Recém-egresso de uma dolorosa reestruturação de dois anos e meio, o Banco Votorantim dá os primeiros passos de um processo de diversificação dos negócios, com o qual pretende fazer sua rentabilidade sair do chão para níveis semelhantes aos de seus principais concorrentes até 2016.
9- BHP Billiton admite possibilidade de mais demissões. A BHP Billiton admitiu a possibilidade de mais cortes de postos de trabalho, na tentativa de tornar as operações de minério de ferro no noroeste da Austrália mais lucrativas.
10- MEC anuncia uso do Fies na pós-graduação. O Ministério da Educação (MEC) anunciou na terça-feira, dia 1º, a ampliação do crédito educativo para a pós-graduação, a partir do segundo semestre.
-
1. Surpresas e micos no mês da Copa
zoom_out_map
1/21 (Fabrizio Bensch/Reuters)
São Paulo - O
Ibovespa terminou o mês de junho em alta acumulada de 3,76%, aos 53.168 pontos. Entre os destaques positivos da Bolsa no mês da
Copa do Mundo estão a Eletropaulo e a Anhanguera Educacional. Em contrapartida, os destaques negativos são a MMX e GOL. Veja a seguir as ações que agitaram o mercado no período.
-
2. Maiores altas: 1- Eletropaulo (ELPL4)
zoom_out_map
2/21 (Germano Lüders/EXAME)
Desempenho em junho: +20,11% O conselho de administração da Eletropaulo aprovou em junho o aditamento dos contratos de dívida celebrados com a Fundação Cesp, visando refinanciar e escalonar o vencimento das próximas 24 parcelas mensais no montante de 300 milhões de reais.
-
3. 2- Anhanguera Educacional (AEDU3)
zoom_out_map
3/21 (Divulgação)
Desempenho em junho: +15,31% O Conselho de Administração da Anhanguera Educacional aprovou a incorporação das ações da empresa pela Kroton, tornando-se assim uma subsidiária integral da segunda empresa, de acordo com ata de reunião.
-
4. 3- Cielo (CIEL3)
zoom_out_map
4/21 (ARQUIVO)
Desempenho em junho: +13,79% A companhia, que é considerada a “queridinha” dos investidores, viu seu valor de mercado passar de 20 bilhões de reais para 70 bilhões de reais, o que representa um aumento de 250% desde 2009.
-
5. 4- BB Seguridade (BBSE3)
zoom_out_map
5/21 (Gustavo Kahil/ EXAME.com)
Desempenho em junho: +12,95% A empresa está confiante no lançamento do seguro prestamista para pequenas empresas. Somado a isso, a companhia afirma que o início da venda de títulos de capitalização visam alongar o ciclo de crescimento dos negócios.
-
6. 5- Cemig (CMIG4)
zoom_out_map
6/21 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Desempenho em junho: +12,20% A Cemig decidiu pela suspensão dos estudos relativos ao processo de compra de participação na Isagen, empresa colombiana da energia. A companhia explicou que não teve sucesso em desenvolver uma estrutura financeira que permitisse ser competitiva no processo de aquisição e atingisse um nível de retorno suficiente para obter a aprovação de seus orgãos corporativos.
-
7. 6- Marfrig (MRFG3)
zoom_out_map
7/21 (Divulgação/Marfrig)
Desempenho em junho: +11,89% A agência de classificação de risco Moody's atribuiu rating B2 em moeda estrangeira para a proposta de emissão de 850 milhões de dólares em bônus de cinco anos da Marfrig, que serão emitidos pela Marfrig Holdings e garantidos pela Marfrig Global Foods e pela Marfrig Overseas Limited.
-
8. 7- BRF (BRFS3)
zoom_out_map
8/21 (Alexandre Battibugli/EXAME)
Desempenho em junho: +11,16% A BRF, maior exportadora de carne de frango do mundo, firmou contrato temporário com a Minerva para realizar serviços de abate e desossa de gado, com o objetivo de elevar o aproveitamento das unidades da companhia, informou a companhia em comunicado.
-
9. 9- Qualicorp (QUAL3)
zoom_out_map
9/21 (Getty Images)
Desempenho em junho: +9,70% O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de empresas controladas pela Tempo Participações pela administradora de benefícios de saúde Qualicorp.
-
10. 10- Light (LIGT3)
zoom_out_map
10/21 (BIA PARREIRAS/EXAME)
Desempenho em junho: +9,70% A companhia pretende fechar 2014 com a marca de 41% de perda de energia em seu sistema. A meta, se alcançada, significará uma redução de aproximadamente quatro pontos porcentuais em relação ao patamar anteriormente registrado pela companhia e considerado no processo de revisão tarifária e de mais de um ponto porcentual na comparação com dezembro de 2013.
-
11. Maiores baixas - 1 -MMX (MMXM3)
zoom_out_map
11/21 (Divulgação/MMX)
Desempenho em junho: -14,23% A mineradora controlada por Eike Batista está na busca por um parceiro para ajudar a financiar sua expansão, mas tem encontrado dificuldades por causa da queda dos preços do minério de ferro.
-
12. 2- GOL (GOLL4)
zoom_out_map
12/21 (Divulgação/GOL)
Desempenho em junho: -8,58% A companhia tem sofrido com o aumento do preço do petróleo. Para as empresas aéreas, o gasto com querosene de avião representa 40% do custo total.
-
13. 4- Gerdau Metalúrgica (GOAU4)
zoom_out_map
13/21 (Miriam Fichtner/PLUF FOTOGRAFIAS)
Desempenho em junho: -4,48% A Gerdau perdeu a proposta por siderúrgica Ascometal. O Tribunal de Comércio de Paris decidiu que o consórcio francês Sparkling assumirá as operações da companhia.
-
14. 5- Usiminas (USIM5)
zoom_out_map
14/21 (Kiko Ferrite/EXAME)
Desempenho em junho: -4,06% O preço do minério de ferro na China tem tirado o sono dos investidores que apostam em siderúrgicas e mineradoras, incluindo a Usiminas. Este mês, o preço do minério de ferro caiu para o menor nível em 21 meses.
-
15. 6- Even (EVEN3)
zoom_out_map
15/21 (Antônio Milena/EXAME)
Desempenho em junho: -3,68% A administração da construtora e incorporadora Even fez recentemente uma proposta de aumento do valor do limite do capital autorizado em 500 milhões de reais, a 2,5 bilhão de reais.
-
16. 7- Braskem (BRKM5)
zoom_out_map
16/21 (Divulgacao)
Desempenho em junho: -3,55% A Braskem construirá de nova fábrica de resina do tipo Utec nos Estados Unidos. A unidade, dedicada à produção de polietileno de ultra-alto peso molecular, conhecida comercialmente como Utec, ficará na cidade de La Porte, Texas (EUA).
-
17. 8- Duratex (DTEX3)
zoom_out_map
17/21 (Divulgação/EXAME.com)
Desempenho em junho: -3,04% A Duratex registrou lucro líquido consolidado de 161,233 milhões de reais no primeiro trimestre de 2014, o que representa alta de 8,3% sobre o mesmo período de 2013.
-
18. 9. Ultrapar (UGPA3)
zoom_out_map
18/21 (GERMANO LUDERS)
Desempenho em junho: -3,03% No primeiro trimestre deste ano, o endividamento líquido da Ultrapar cresceu de 3,7 bilhões para 4,3 bilhões de reais e a despesa financeira líquida saltou 89%, para 115 milhões de reais.
-
19. 10- Eletrobras (ELET3)
zoom_out_map
19/21 (Adriano Machado/Bloomberg)
Desempenho em junho: -2,88% A companhia chegou a disparar com os resultados das pesquisas eleitorais para presidente. No entanto, mas passada a euforia, o preço das ações sofreu algumas correções do mercado nos últimos pregões do mês.
-
20. Veja agora as empresas que mais pagaram dividendos nos últimos 15 anos
zoom_out_map
20/21 (Getty Images)