Renda extra: conheça 11 métodos comprovados para aumentar a sua renda

Com a crise financeira que assolou o país nos últimos anos, muitas pessoas tiveram que buscar alternativas para complementar sua renda
 (Getty/Getty Images)
(Getty/Getty Images)
D
Da Redação

Publicado em 14/08/2022 às 11:00.

Última atualização em 09/09/2022 às 16:09.

Com a crise financeira que assolou o país nos últimos anos, muitas pessoas tiveram que buscar alternativas para complementar sua renda. 

Seja porque perderam o emprego, tiveram redução de salário ou simplesmente precisam de um dinheirinho a mais no final do mês, uma renda extra sempre é bem-vinda.

Algumas exigem um investimento inicial, outras não. Algumas são mais simples, outras requerem um pouco mais de esforço. 

Mas todas elas são possíveis de serem realizadas por qualquer pessoa que esteja disposta a trabalhar um pouco mais para melhorar sua situação financeira.

Existem diversas maneiras de ganhar um dinheirinho extra e, neste artigo, vamos mostrar os 11 melhores caminhos para isso. Você com certeza encontrará uma forma de ganhar dinheiro que se adapte melhor a sua realidade.

Como ter uma renda extra rápido?

As melhores ideias para você conseguir uma renda extra não são sempre óbvias. Pense em algo que você gosta de fazer e que também poderia ser útil para outras pessoas.

A verdade é que existem muitas maneiras diferentes de se conseguir uma renda extra, então não fique preso às ideias mais tradicionais. Seja criativo e explore todas as opções que você tem à sua disposição.

Um caminho para fazer isso é por meio da internet. Existem muitos sites e fóruns que discutem sobre renda extra online, e você pode aprender com as experiências de outras pessoas. Mas tenha em mente que é necessário dedicação, paciência e perseverança para ter sucesso na internet.

Além disso, antes de investir tempo ou dinheiro em qualquer ideia, pesquise bem sobre ela para ter certeza de que é viável e segura. Existem muitos golpes por aí, então é importante tomar cuidado antes de se comprometer com qualquer coisa.

Seja qual for o caminho, não fique preso às ideias que você inicialmente pensou, pois há muitas outras possibilidades por aí. Explore todas as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se adequa às suas necessidades e objetivos.

O BTG tem atendimento 24 horas, 7 dias por semana com pessoas reais e especializadas no suporte da sua conta de maneira ágil e inteligente – sem falar nas mais de 1000 opções de investimentos no Brasil e lá fora. Abra agora sua conta e comece a investir!

Como fazer renda extra: 11 maneiras comprovadas de ganhar dinheiro

1. Comece a investir seu dinheiro para conseguir uma renda extra

Essa é uma excelente forma de garantir um futuro mais tranquilo e confortável. Mesmo que você não saiba exatamente como fazer isso, existem diversas maneiras de aprender. Procure por cursos ou livros especializados na área e invista tempo e dedicação nos estudos. O retorno pode ser surpreendente!

2. Faça e venda doces para aumentar sua renda

Para quem possui habilidades culinárias, essa pode ser uma das melhores maneiras de ganhar um dinheirinho extra. Doces são simples de preparar e vendem bem em festas, eventos e reuniões familiares. Além disso, você pode personalizá-los de acordo com o gosto dos seus clientes para aumentar suas vendas. 

3. Faça um brechó e venda objetos que não usa mais 

Sabe aquela mochila que você só usou uma vez e está em ótimo estado? E aquele armário de TV que você não precisa mais? Esse é um bom momento para você se desfazer de coisas que estão ocupando espaço na sua casa e que você não usa mais. Quem sabe você não encontra um comprador para os seus pertences?

4. Dê aulas particulares

Além de ser divertido e recompensador, você pode ajudar seus alunos a aprenderem coisas novas. Você pode oferecer aulas de idiomas, matemática, história ou qualquer outra coisa que você saiba fazer bem. Basta divulgar suas habilidades nas redes sociais ou em sites especializados em anúncios de professores particulares. 

5. Trabalhe como entregador de aplicativos nos finais de semana

Essa é uma forma muito simples e prática de conseguir um dinheiro a mais. Os entregadores de aplicativos recebem dinheiro pelas entregas realizadas, o que significa que você não precisa fazer grandes esforços para ter um bom rendimento. Além disso, esse trabalho pode ser executado nos fins de semana, o que permite conciliar os estudos ou o trabalho com as atividades extras. 

6. Alugue um quarto

Alugar um quarto da sua casa ou apartamento com o Airbnb é uma ótima maneira de fazer uma renda extra. Você pode alugar seu quarto por um preço muito mais baixo do que o valor de mercado e ainda assim ter um bom lucro. Vale lembrar que a escolha final é sempre sua, então você pode definir limites para a estadia e até mesmo recusar ofertas que não lhe interessam.

7. Participe de programas de afiliados 

Para isso, basta se cadastrar em um programa confiável e começar a divulgar os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Além disso, você pode indicar os programas de afiliados para amigos e familiares, ampliando assim as chances de ganhar uma boa comissão.

8. Seja motorista particular de aplicativos 

Essa é uma forma fácil e rápida de ganhar dinheiro, especialmente se você mora em uma grande cidade. Há diversas plataformas que oferecem esse serviço, então é só escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e começar a trabalhar. Você vai ver que esse é um ótimo jeito de conhecer novas pessoas, explorar cidades diferentes e ganhar um dinheirinho extra. Os aplicativos como Uber e 99 estão sempre à procura de novos motoristas, então não perca tempo e cadastre-se já.

9. Crie uma loja virtual para conseguir uma renda extra

A loja virtual é um ótimo negócio para quem quer ter uma renda extra, já que ela exige baixo investimento inicial e permite trabalhar em casa. Basta ter um computador com acesso à internet e se dedicar a divulgar os produtos nas redes sociais. Escolha um nicho de mercado no qual você se sinta confortável e comece a produzir e/ou pesquisar os melhores preços.

10. Passeie com cachorros

Além de ser divertido, passear com cachorros é uma excelente forma de exercício e interação. Você pode se tornar um Dog Walker (passeador de cães) e ganhar um bom dinheiro ajudando donos que não têm tempo ou disposição para cuidar dos seus animais. Basta colocar anúncios online, na vizinhança ou em grupos de Facebook específicos para encontrar donos de cães.

11. Faça e venda artesanatos 

É uma forma de ter um dinheiro a mais no fim do mês, sem precisar depender de ninguém. Além disso, é uma atividade relaxante e que te dá bastante satisfação pessoal. Você pode vender seus produtos em feiras ou lojas especializadas, ou mesmo pela internet. Basta ter criatividade e caprichar nos detalhes dos seus trabalhos.

Confira outros conteúdos como esse em nosso Guia de Investimentos, como:

O que é CEO?
O que é prejuízo líquido?
O que é Valor Geral de Vendas (VGV) e como calcular?