Invest

Google Meu Negócio: como usar e como criar um perfil

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode expandir a sua marca na internet. Veja como usá-la no dia a dia de seu negócio

Portrait of a confident young woman standing in the doorway of a coffee shop (Cecilie_Arcurs/Getty Images)

Portrait of a confident young woman standing in the doorway of a coffee shop (Cecilie_Arcurs/Getty Images)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 11 de agosto de 2023 às 09h40.

Última atualização em 14 de agosto de 2023 às 10h06.

Todo empreendedor deseja que a marca de sua empresa seja conhecida por cada vez mais clientes. No meio digital, uma ferramenta lançada em 2014 pode ajudar nisso: o Google Meu Negócio.

Essa ferramenta poderá ajudar os clientes a obter mais informações sobre seu negócio, aumentando a exposição da marca. Mas afinal, o que é Google Meu Negócio e como criar um perfil? Acompanhe a seguir.

O que é o Google Meu Negócio? 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda empresas a gerenciar sua presença online no Google Search e no Google Maps. Com ele, é possível adicionar informações sobre a empresa, como endereço, horário de funcionamento, telefone, site, imagens, além de responder às avaliações e às perguntas de clientes.

Isso aumenta a procura online, atraindo mais clientes e melhorando o relacionamento com eles. Assim, é uma forma eficiente e econômica de gerenciar a presença no âmbito digital. Recomenda-se que empresários utilizem o Google Meu Negócio para aumentar a visibilidade e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Como funciona o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio funciona como uma biblioteca de informações sobre as empresas. Ao pesquisar pelo nome de uma empresa específica, o Google fornece todos os detalhes relacionados a ela. 

Por outro lado, quando a pesquisa envolve um serviço, produto ou setor, o Google exibe uma lista de empresas próximas, que estão relacionadas àquela pesquisa específica. 

Dessa forma, essas empresas são exibidas com base em sua relevância e proximidade geográfica, auxiliando os usuários a encontrarem as opções mais adequadas em sua área. 

Com isso, o Google Meu Negócio oferece uma maneira eficiente para as empresas gerenciarem sua presença online, permitindo que elas forneçam informações atualizadas e relevantes aos usuários que estão procurando por seus produtos ou serviços.

Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio oferece várias vantagens para as empresas que querem se destacar no empreendedorismo digital. Em primeiro lugar, ao inserir informações completas no perfil, a empresa ganha maior visibilidade nos resultados de busca do Google, aumentando o alcance e a chance de conquistar a confiança dos usuários. 

Além disso, a interação com os clientes por meio de avaliações e respostas ajuda a construir relacionamentos sólidos e atrair novos clientes. 

O Google Meu Negócio direciona o tráfego físico para a loja, permitindo que os usuários encontrem facilmente o endereço e obtenham rotas de acesso no Google Maps. Com isso, a ferramenta também oferece recursos para melhorar a publicidade, como postagens, fotos e promoções, e encaminha visitas qualificadas para o site da empresa. 

Como criar conta no Google Meu Negócio?

Para criar uma conta no Google Meu Negócio, basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site e faça o login com sua conta do Google;
  • Insira os dados de sua empresa, como nome, tipo de negócio, site e categoria;
  • Adicione o endereço e verifique a propriedade da empresa por telefone;
  • Personalize o perfil do negócio, adicionando informações como serviços, horário de funcionamento, descrição e fotos;
  • Você também pode optar por permitir mensagens dos clientes e explorar opções de publicidade paga;
  • Ao concluir todas as etapas, seu cadastro estará pronto para ser usado.

Google Meu Negócio é pago?

Uma das grandes vantagens do Google Meu Negócio é que ele é totalmente gratuito. Isso significa que as empresas podem aproveitar todos os benefícios de aparecer no maior buscador do mundo sem nenhum custo adicional. 

Ao cadastrar as informações do negócio, é possível anunciar gratuitamente nos resultados de pesquisa e no Google Maps, ampliando a visibilidade e o alcance da empresa de forma econômica. 

Além disso, o Google Meu Negócio é uma ferramenta acessível e valiosa para empresas de todos os tamanhos, permitindo que elas aumentem sua presença online sem gastar uma parte relevante de seus recursos.

Como reivindicar um perfil do Google existente e não verificado?

Se você encontrar um perfil existente e não verificado de sua empresa no Google Maps, o primeiro passo é pesquisar o nome dela no Google Maps. Se encontrar o perfil, procure pelo botão “É proprietário desta empresa?”. Clique nele para iniciar o processo de reivindicação.

Caso não encontre esse botão, pode ser que o perfil já tenha sido verificado ou que você já seja o gerenciador desse perfil. Nesse caso, faça login na sua conta do Google e verifique se o perfil já pertence à sua conta no painel do Gerenciador de Perfis de Empresas.

Ao clicar no botão “Gerenciar agora” no perfil de sua empresa, você será direcionado para a próxima etapa, onde será necessário verificar a propriedade da empresa. A verificação pode ser realizada por telefone, e-mail, correio, chamada gravada ou chamada ao vivo. Após a verificação, você terá acesso ao Gerenciador de Perfis de Empresas para controlar e atualizar as informações do perfil de sua empresa.

Como gerenciar e editar meu local no Google Meu Negócio?

Para editar o endereço comercial no seu perfil da empresa, você pode acessar o perfil por meio da Pesquisa Google ou do Google Maps. 

  • No caso da Pesquisa Google Selecione “Editar perfil”, enquanto no Google Maps, selecione “Editar perfil” e “Informações comerciais”;
  • Em seguida, clique em “Local” e ao lado de “Local da empresa”, selecione “Editar” para inserir ou editar o endereço;
  • Certifique-se de seguir as diretrizes e clique em “Salvar”; 
  • Se desejar ajustar o local no mapa, selecione “Ajustar” e mova o alfinete para o local correto de sua empresa;
  • Após fazer as alterações necessárias, clique em “Concluído” e “Salvar”.

Caso o endereço não seja encontrado, você receberá um aviso e deverá inserir as informações corretas. Se ainda assim o endereço não for encontrado, você pode definir manualmente o local do alfinete de sua empresa e salvar as alterações.

Como usar vídeos no Google Meu Negócio?

Para adicionar vídeos à página de seu negócio no Google Meu Negócio, siga os seguintes passos:

  • Acesse o seu painel de controle e clique na seção de Fotos;
  • Em seguida, selecione a opção de Vídeo. 
  • Faça o upload do vídeo desejado e escolha a opção de postar vídeos;
  • Com isso, os vídeos podem ter até 30 segundos de duração e serão exibidos em uma aba no painel de controle do Google Meu Negócio.

Após o upload, pode levar até 24 horas para o vídeo ser exibido. Assim como as fotos, o vídeo será mostrado nos resultados de busca do Google, no mesmo local onde as imagens aparecem.

Como criar um site no Google Meu Negócio?

Ao reivindicar o perfil da empresa no Google Meu Negócio, você terá a opção de criar um site com base nas informações que forneceu. Além disso, se você já reivindicou o perfil da empresa, siga os passos a seguir para criar um site.

  • Acesse o seu perfil da empresa no Google Meu Negócio;
  • Selecione “Editar perfil” e “Informações comerciais”;
  • Em seguida, vá para a guia “Contato” na parte superior da página;
  • Na seção “Novo site”, escolha “Começar”;
  • Na página que aparecer, você poderá criar o seu site;
  • Lembre-se de que é possível editar e otimizar o site a qualquer momento para garantir que ele atenda às suas necessidades.

Foi possível entender como criar um perfil no Google Meu Negócio? Acompanhe outros conteúdos do nosso Guia de Investimentos.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosSMBGuia de Investimentos

Mais de Invest

Resultado da Mega-Sena concurso 2737: ninguém acerta as seis dezenas

Nem CXSE3, nem BBSE3: veja a melhor seguradora da bolsa para investir

Veja o resultado da Mega-Sena, concurso 2737; prêmio acumulado é de R$ 47,2 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões; veja como apostar

Mais na Exame