Inteligência Artificial

União Europeia estabelece precedente pioneiro ao aprovar regras para inteligência artificial

Em decisão unânime, Estados-membros da UE aprovam o primeiro conjunto de regulamentações do mundo focadas na segurança e direitos fundamentais no uso da IA

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 14h12.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2024 às 14h36.

A União Europeia (UE) alcançou um marco significativo na regulamentação da tecnologia ao aprovar, por unanimidade entre seus Estados-membros, o primeiro conjunto de regras dedicadas à inteligência artificial (IA). E

ste avanço normativo, pioneiro em escala global, visa assegurar que o desenvolvimento e a aplicação da IA no bloco sejam conduzidos de forma segura e alinhada aos direitos fundamentais dos cidadãos europeus.

A aprovação das novas diretrizes ocorreu após intensas negociações entre o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu, culminando em um consenso final ratificado pelos embaixadores dos países membros reunidos no Comitê de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da UE (Coreper).

A presidência belga da UE, responsável pela coordenação rotativa do bloco, anunciou a confirmação do texto final através de uma publicação na rede social X, enfatizando o caráter inovador da legislação.

Este conjunto de regras, denominado "Lei da IA", surge como resposta à necessidade de um quadro regulatório que garanta não apenas a segurança dos sistemas de IA, mas também a preservação dos valores e direitos fundamentais dentro do espaço europeu. Os sistemas considerados de alto risco, sob esta nova legislação, serão submetidos a rigorosos requisitos de confiabilidade antes de sua implementação, seguindo as diretrizes propostas pela Comissão Europeia em 2021.

Acompanhe tudo sobre:União Europeia

Mais de Inteligência Artificial

Bluesky propõe ferramenta para que usuários indiquem preferência sobre uso de seus dados por IA

Google cogita retomar entrevistas presenciais após uso de IA em trapaças de candidatos

Baidu lança dois modelos gratuitos de IA

O que é um agente de IA? Empresas não têm consenso