Inteligência Artificial

Musk diz que vai abrir código-fonte do Grok, sua aposta contra o ChatGPT

Musk foi um dos fundadores da empresa que hoje opera o ChatGPT

Musk processou a OpenAI na Justiça por causa da parceria com a Microsoft (Nathan Laine/Bloomberg/Getty Images)

Musk processou a OpenAI na Justiça por causa da parceria com a Microsoft (Nathan Laine/Bloomberg/Getty Images)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 13 de março de 2024 às 06h23.

Depois de processar a OpenAI, empresa em que foi um dos fundadores, Elon Musk disse que sua nova empresa de Inteligência Artificial, a xAI, abrirá o código-fonte do Grok, aquilo que projeta ser o rival do ChatGPT. Musk fez o anúncio em uma breve postagem no X. As informações são do Quartz.

O processo de Musk contra a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, alega que a parceria com a Microsoft trai "seu compromisso fundador de beneficiar a humanidade em detrimento do lucro". A ação movida no mês passado pelo bilionário sul-africano alega quebra de contrato, quebra de dever fiduciário e práticas comerciais injustas. O bilionário também pediu que a OpenAI fosse obrigada a abrir sua pesquisa e tecnologia ao público.

Em julho do ano passado, Musk anunciou a xAI, sua própria empresa de IA. Em novembro, disse também no X que lançaria seu primeiro produto de IA "para um grupo seleto". Embora a xAI seja independente do X, o site da xAI aponta que ela trabalhará em estreita colaboração com o X e com a Tesla, também de Musk.

Briga na Justiça e emails vazados

Na semana passada, depois de ser processada por Musk, a OpenAI divulgou emails na época em que Musk estava ligado à empresa. Nas mensagens, o bilionário mostrou desejo de incorporar a companhia à Tesla. "A Tesla é o único caminho que poderia ter a esperança de se equiparar ao Google. Mesmo assim, a probabilidade de ser um contrapeso ao Google é pequena. Mas não é zero".

"Estamos tristes por termos chegado a esse ponto com alguém que admiramos profundamente - alguém que nos inspirou a almejar mais alto, depois nos disse que fracassaríamos, fundou um concorrente e depois nos processou quando começamos a fazer progressos significativos em direção à missão da OpenAI sem ele", disse a empresa no post.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialElon MuskOpenAI

Mais de Inteligência Artificial

A regulamentação da IA: como evitar a irrelevância tecnológica em meio à busca por equilíbrio

O gigante entra em cena: portfólio de IAs do Google termina 2024 turbinado

Microsoft lidera compra de chips Nvidia em 2024 para impulsionar inteligência artificial

Nova ferramenta de IA do Google permite criação de imagens sem uso de texto