Inteligência Artificial

Meta está criando modelo gigante de IA para alimentar ecossistema de vídeos

A empresa de Mark Zuckerberg está na "fase 3" da mudança de arquitetura do sistema

Meta: empresa quer incorporar ferramentas de bate-papo mais sofisticadas (LIONEL BONAVENTURE/Getty Images)

Meta: empresa quer incorporar ferramentas de bate-papo mais sofisticadas (LIONEL BONAVENTURE/Getty Images)

Publicado em 7 de março de 2024 às 06h33.

Última atualização em 7 de março de 2024 às 06h33.

A Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, está investindo pesado em inteligência artificial num sistema projetado para alimentar todo seu ecossistema de vídeos.

Segundo Tom Alison, executivo da empresa, parte desse roteiro de tecnologia que vai até 2026 vai envolver o desenvolvimento de um modelo de recomendação de IA que possa alimentar tanto o serviço de vídeos curtos Reels, semelhante ao TikTok, quanto os vídeos mais tradicionais e longos.

Atualmente, a Meta tem usado um modelo separado para cada um de seus produtos, como Reels, Grupos e o principal Feed do Facebook.

A empresa de Mark Zuckerberg está agora na "fase 3" da mudança de arquitetura do sistema, que envolve a tentativa de validar a tecnologia e promovê-la em vários produtos.

Para ilustrar como isso funcionará, Alison explicou numa conferência de tecnologia em São Francisco: "Se você vir algo de que gosta no Reels e depois voltar ao Feed, poderemos mostrar mais conteúdo semelhante".

Alguns projetos de IA generativa que a Meta está considerando incluem a incorporação de ferramentas de bate-papo mais sofisticadas em seu Feed principal. Um exemplo: a pessoa que vê uma "publicação recomendada sobre Taylor Swift" poderia clicar em um botão e dizer: 'Ei, Meta AI, conte-me mais sobre o que estou vendo com Taylor Swift agora'".

A Meta está experimentando a integração de sua ferramenta de bate-papo com IA nos Grupos de modo que um membro de um grupo de confeitaria do Facebook, por exemplo, poderia fazer uma pergunta sobre sobremesas e receber uma resposta de um assistente digital.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialMeta

Mais de Inteligência Artificial

Desmistificando a IA: como ela está transformando negócios e carreiras

IA vira arma para hackers e empresas se encontram sem profissionais qualificados

Para surfar a onda da IA, Samsung promete aos clientes fábrica de chips 20% mais rápida

Amazon enfrenta desafios para integrar IA generativa na Alexa, revelam ex-funcionários

Mais na Exame