Inteligência Artificial

'IA não vai roubar seu emprego, vai multiplicá-lo', diz CEO da Box

Para o CEO da Box, a IA não elimina profissões, mas transforma funções e impulsiona setores como vendas, direito e saúde a crescer mais rápido do que nunca

Levie diz que com a IA, desenvolvedores podem escrever até cinco vezes mais código, e tornar suas habilidades mais valiosas no mercado (Getty Images). (Getty Images)

Levie diz que com a IA, desenvolvedores podem escrever até cinco vezes mais código, e tornar suas habilidades mais valiosas no mercado (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de outubro de 2025 às 12h05.

O CEO da Box, Aaron Levie, quer desfazer um dos maiores equívocos sobre a inteligência artificial: automatizar não é o mesmo que substituir.

Em entrevista à Business Insider, Levie afirmou que muitos profissionais temem perder seus empregos para a IA, mas o cenário real tende a ser o oposto. “Se a IA impulsiona produtividade, muitas empresas crescerão mais rápido — e isso exigirá contratar mais pessoas para sustentar esse crescimento”, explicou.

Segundo o executivo, é improvável que categorias inteiras de trabalho desapareçam. O mais comum será o aumento da eficiência e da produção dentro das empresas. “Há poucos exemplos de setores que sumiram por causa da automação”, destacou.

Levie acredita que áreas como vendas, direito e saúde devem se expandir com o avanço da tecnologia. “À medida que tarefas são automatizadas, a produtividade dentro de cada função aumenta de forma significativa”, disse.

O setor de engenharia de software, frequentemente apontado como o mais ameaçado pela IA, deve seguir um caminho semelhante. Embora ferramentas de código automático estejam otimizando processos, Levie considera “equivocada” a ideia de que a profissão vai desaparecer. “Com IA, engenheiros podem produzir duas, três ou até cinco vezes mais código. O conjunto de habilidades se torna ainda mais valioso”, afirmou.

O impacto, segundo ele, será semelhante em outras carreiras: advogados poderão revisar mais contratos, designers de marketing criarão mais campanhas e gerentes de produto terão alcance ampliado.

“Em nenhum desses casos o emprego deixa de existir”, ressaltou. “O que muda é a escala do que esse profissional pode realizar — pode crescer 20%, 50% ou até 200%, dependendo do papel.”

Mesmo otimista, Levie admite que a transformação exigirá adaptação. “É preciso entender como seu trabalho vai evoluir e qual papel você quer desempenhar nesse futuro”, concluiu.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreira

Mais de Inteligência Artificial

Manter um robô humanoide pode custar o mesmo que um Ônix ou HB20

Elon Musk: homem mais rico do mundo acerta ao prever robôs superando humanos?

Robôs podem substituir milhões de humanos até 2050

Google investe em startup japonesa para ampliar presença do Gemini no país