Empresa dona do TikTok quer produzir seus próprios chips de IA
ByteDance projeta parceria com TSMC, a maior fabricante de semicondutores do mundo, e inicia uma 'guerra interna' na China
Repórter colaborador
Publicado em 17 de setembro de 2024 às 13h28.
À medida que a China avança sua indústria de inteligência artificial — e aumenta a rivalidade com os EUA —, a competição está se formando entre seus desenvolvedores de IA locais. Agora, um deles está supostamente trabalhando em seus próprios chips com um grande fabricante.
A ByteDance, dona do TikTok, projetou dois chips com aTaiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), maior empresa do mundo no setor. Segundo o The Information, as duas companhias planejam produzir em massa até 2026.
Ao produzir seus próprios chips, a ByteDance pode se tornar menos dependente das unidades de processamento gráfico daNvidia , que estão sujeitas aos controles de exportação dos EUA.
Rivalidade local
Em agosto do ano passado, a ByteDance lançou seu chatbot com tecnologia de IA, Doubao, que provou ser um rival difícil para o Ernie Bot do Baidu — considerado a versão chinesa do ChatGPT da OpenAI, que não é permitido no país.
Na China, o Doubao ultrapassou o Ernie Bot em downloads no ano passado e teve mais usuários mensais ativos no iOS, segundo a Bloomberg. A ByteDance lançou atualizações do Doubao para empresas em maio, custando menos do que os modelos de rivais que tiveram que cortar os preços em até 97% em meio à crescente concorrência.
De acordo com informações do mercado, a ByteDance encomendou 200.000 chips H20 da Nvidia— um dos três projetados especificamente para cumprir com os controles de exportação dos EUA. A empresa ainda está esperando o pedido de mais de US$ 2 bilhões, informou o The Information.
No entanto, a ByteDance agora planeja encomendar chips da TSMC, o que economizaria bilhões de dólares, acrescentando que os chips ainda estão sendo projetados e os planos não foram finalizados.
Enquanto isso, a Baidu supostamente projetou seu próprio chip de IA, o Kunlun 3, que em breve começará a ser fabricado na TSMC. No início deste mês, os EUA divulgaram seu mais recente conjunto de controles de exportação sobre tecnologias "críticas" - isso à medida que intensificam seus esforços para conter os avanços tecnológicos da China.