Inteligência Artificial

ChatGPT fica fora do ar e OpenAI investiga causa

Chatbot apresenta instabilidade desde as primeiras horas do dia

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 4 de junho de 2024 às 06h36.

O ChatGPT está indisponível ou não funcionando para muitos usuários. Enquanto alguns relatam que o site não pode ser acessado, outros afirmam que não conseguem obter respostas. Ao tentarmos acessar o serviço no computador, o chatbot não permitiu a inserção de comandos e exibiu uma mensagem de texto em vermelho informando "Erro interno do servidor".

De acordo com o Downdetector, site que monitora o status online de diversos serviços, a indisponibilidade começou por volta de 13h (horário de Brasília). A própria página de status da OpenAI indica que o ChatGPT está indisponível para alguns usuários e que a empresa está investigando o problema.

Os usuários recorreram ao X para compartilhar pensamentos sobre a queda, incluindo a ideia de que "até a IA precisa de um descanso para saúde mental". Muitos comentários abordavam a quantidade de postagens no X mostrando pessoas acessando a plataforma para descobrir se o ChatGPT realmente estava fora do ar.

Segunda vez em quatro meses

O problema parece afetar toda a plataforma OpenAI, com relatos de indisponibilidade na API usada em aplicativos de terceiros, assim como no próprio ChatGPT. O ChatGPT conta com mais de 100 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Este é o primeiro grande incidente desde que a OpenAI disponibilizou gratuitamente muitos dos recursos que antes exigiam pagamento.

A atualização também incluiu a disponibilização gratuita do GPT-4o, o poderoso modelo de inteligência artificial multimodal anunciado durante a Atualização de Primavera, para usuários do ChatGPT. A OpenAI também liberou gratuitamente para assinantes a biblioteca GPT personalizada e aquelas criadas por desenvolvedores, além da capacidade de executar códigos e analisar dados.

No entanto, a empresa não compartilhou nenhum cronograma sobre quando o serviço será restabelecido. Para os não familiarizados, o ChatGPT é um chatbot baseado em IA que recebe textos e imagens como entrada e permite que você pergunte qualquer coisa. Logo após seu lançamento no final de 2022, o chatbot alcançou popularidade meteórica, conquistando mais de 100 milhões de usuários em apenas dois meses.

Esta é a segunda vez que o ChatGPT enfrenta uma indisponibilidade em 2024. No dia 14 de fevereiro, o chatbot sofreu uma grande queda mundial. A indisponibilidade começou às 20h (horário de Brasília) e durou até cerca de 22h30.

Acompanhe tudo sobre:ChatGPTOpenAI

Mais de Inteligência Artificial

Desmistificando a IA: como ela está transformando negócios e carreiras

IA vira arma para hackers e empresas se encontram sem profissionais qualificados

Para surfar a onda da IA, Samsung promete aos clientes fábrica de chips 20% mais rápida

Amazon enfrenta desafios para integrar IA generativa na Alexa, revelam ex-funcionários

Mais na Exame