Inteligência Artificial

Apple planeja transformar a Siri em chatbot similar ao ChatGPT

Projeto tem nome provisório de Campos e deve ser anunciado em evento da empresa

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 21 de janeiro de 2026 às 17h06.

Última atualização em 21 de janeiro de 2026 às 17h08.

A Apple planeja transformar a Siri em um chatbot de inteligência artificial ainda neste ano, numa tentativa de acelerar sua presença no mercado de IA generativa. Segundo a Bloomberg, o projeto, conhecido internamente como Campos, deve substituir a interface atual da assistente e será integrado de forma nativa ao iPhone, iPad e Mac.

John Ternus, o discreto nome que pode assumir a Apple

Diferentemente da Siri atual, o novo sistema terá interação conversacional contínua, aproximando-se de soluções como ChatGPT e Gemini. A mudança ocorre após críticas ao lançamento do Apple Intelligence em 2024, considerado limitado e com atrasos na entrega de recursos prometidos.

O chatbot deve ser apresentado em junho, durante a Worldwide Developers Conference, e lançado em setembro, junto aos novos sistemas iOS 27, iPadOS 27 e macOS 27. Segundo fontes, essas versões terão poucas mudanças visuais, com foco em desempenho e correção de falhas.

A tecnologia por trás do Campos será baseada em modelos avançados desenvolvidos pelo Google, em um acordo que envolve cerca de US$ 1 bilhão por ano. A Apple, porém, pretende manter flexibilidade para trocar esses modelos no futuro e avalia limitar a memória do chatbot como forma de reforçar sua política de privacidade.

Acompanhe tudo sobre:OpenAIAppleSmartphones

Mais de Inteligência Artificial

Uso de IA em fraudes de identidade cresceu 300%, revela Veriff

IA vai criar mais empregos do que tirar, diz CEO da Nvidia em Davos

Claude ganha espaço entre usuários doméstico e amplia pressão no mercado da IA

8 em cada 10 brasileiros usam IA para aprender algo novo