SEC está analisando pedidos para lançamentos de ETFs de bitcoin nos EUA (Andrew Kelly/Reuters)
Repórter do Future of Money
Publicado em 10 de janeiro de 2024 às 10h20.
O X, antigo Twitter, confirmou que a conta da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, na rede social foi invadida na última terça-feira, 9. Após a invasão, o perfil do regulador chegou a compartilhar uma falsa aprovação de pedidos de ETFs de bitcoin, o que foi negado logo em seguida pelo presidente da autarquia, Gary Gensler.
Em um comunicado, o X confirmou a invasão após uma "investigação preliminar". "Com base na nossa investigação, o comprometimento não ocorreu devido a qualquer violação dos sistemas do X, mas sim ao fato de um indivíduo não identificado ter obtido controlo sobre um número de telefone associado à conta através de um terceiro", ressaltou.
"Também podemos confirmar que a conta não tinha a autenticação de dois fatores habilitada no momento em que a conta foi comprometida. Encorajamos todos os usuários a ativar esta camada extra de segurança", afirmou a rede social. A autenticação de dois fatores é considerada uma medida básica, mas importante, para evitar invasões em contas.
We can confirm that the account @SECGov was compromised and we have completed a preliminary investigation. Based on our investigation, the compromise was not due to any breach of X’s systems, but rather due to an unidentified individual obtaining control over a phone number…
— Safety (@Safety) January 10, 2024
A SEC já recuperou o controle da conta e apagou a publicação feita pelos invasores. Além disso, o regulador confirmou que vai abrir uma investigação sobre o caso para apurar quem foram os responsáveis pela invasão e quais falhas permitiram que ela ocorresse.
Em uma publicação após a invasão, Gary Gensler afirmou que "a conta da SEC foi comprometida e e um tweet não autorizado foi postado. A SEC não aprovou a listagem e negociação de produtos negociados em bolsa de bitcoin à vista".
Mesmo com o episódio, a expectativa do mercado ainda é que os pedidos de ETFs de bitcoin sejam aprovados nesta quarta-feira, 10. A data é o prazo máximo para que o regulador avalie o pedido da Ark Invest, mas espera-se que outras solicitações também sejam aprovadas.
A invasão a uma conta oficial de um dos mais importantes reguladores do mercado financeiro mundial rendeu uma série de críticas à SEC. Deputados e senadores da oposição nos Estados Unidos compartilharam críticas ao regulador e também exigiram mais explicações sobre o caso.
"Tal como a SEC exigiria a responsabilização de uma empresa pública se esta cometesse um erro tão colossal com impacto no mercado, o Congresso precisa de respostas sobre o que acabou de acontecer. Isso é inaceitável", afirmou o senador republicano Bill Hagerty. Já a deputada republicana Ann Wagner disse que o caso"é uma clara manipulação de mercado que impactou milhões de investidores. Pretendo obter mais respostas do presidente Gensler sobre este incidente".
Dois senadores enviaram uma carta oficial à autarquia solicitando mais informações. Gensler foi indicado ao comando da SEC pelo atual presidente do país, o democrata Joe Biden, mas tem sido fortemente criticado pela oposição nos últimos meses pela sua postura em relação às criptomoedas e empresas do segmento.
Ao mesmo tempo, usuários lembraram publicações anteriores nas redes sociais em que a própria SEC faz alertas sobre segurança na internet. Em uma delas, de outubro de 2023, o regulador recomenda que os usuários tenham "senhas fortes, usem a autenticação de dois fatores e ativem alertas de segurança para a conta". As dicas também foram compartilhadas por Gensler, mas aparentemente não foram implementadas pelo regulador.
What can you do to protect your investment accounts from a cyber-attack or identity theft? #CybersecurityAwarenessMonth
A thread 🧵
— U.S. Securities and Exchange Commission (@SECGov) October 5, 2022
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok