Future of Money

Tokens das seleções da Argentina e da Espanha caem mais de 20% mesmo com vitórias em torneios

Time espanhol foi vencedor da Eurocopa, enquanto argentinos venceram a Copa América, mas fan tokens oficiais perderam investidores

Seleção da Espanha foi vencedora da Eurocopa 2024 (Tom Weller/picture alliance /Getty Images)

Seleção da Espanha foi vencedora da Eurocopa 2024 (Tom Weller/picture alliance /Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de julho de 2024 às 11h48.

As seleções da Argentina e da Espanha tiveram vitórias importantes na Copa América e na Europa, respectivamente, no último domingo, 14. Entretanto, os fan tokens oficiais dos dois times não tiveram uma resposta positiva às conquistas: dados da plataforma CoinGecko apontam que os ativos despencaram mais de 20% nas últimas 24 horas.

O fan token da seleção espanhola foi lançado em 2021 como parte de uma parceria entre a Federação Real de Futebol Espanhol e a rede blockchain turca Bitci. O criptoativo da seleção argentina foi lançado no mesmo ano, pela Associação Argentina de Futebol (AFA, na sigla em espanhol).

Em geral, os fan tokens são usados como um mecanismo para aumentar o engajamento da torcida com times em diferentes esportes, com o futebol atraindo a maior parte dos projetos lançados até o momento. A aquisição dos tokens costuma vir acompanhada de recompensas e experiências exclusivas ligadas aos clubes.

Por outro lado, alguns investidores também transformaram os fan tokens em ativos mais especulativos. As quedas que atingiram os projetos das seleções dos dois países parecem estar ligadas a esse comportamento, em uma espécie de realização de lucros após os eventos.

O token da Argentina, por exemplo, chegou a disparar mais de 100% após a seleção do país se classificar para a final da Copa América. Já o ativo da seleção da Espanha acumulou uma valorização de 70% nos três dias que antecederam a final da Eurocopa.

A tendência dos fan tokens terem fortes valorizações seguidas de quedas no caso de times com bom desempenho em grandes competições esportivas não é uma novidade. Na Copa do Mundo de 2022, por exemplo, diversos ativos tiveram o mesmo comportamento de preço.

Um estudo de 2022 apontou que a grande audiência e o "alto prestígio" de grandes torneios esportivos impacta no preço dos fan tokens. A Espanha foi a campeã da Eurocopa 2024, derrotando a seleção da Inglaterra. Já a Argentina foi a vencedora da Copa América 2024, derrotando o time da Colômbia.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaEspanhaCriptoativosFan Tokens

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC