Future of Money

Sympla quer acabar com a falsificação e anuncia ingressos tokenizados para shows, festas e eventos

Grande empresa do setor de ingressos no Brasil anuncia que irá aderir aos ingressos tokenizados para combater a falsificação e trazer novas vantagens para os usuários de ingressos virtuais, incluindo um mercado secundário para revenda

Novas ferramentas de Inteligência Artificial já se tornaram essenciais para potencializar os resultados de marketing (Getty Images/Reprodução)

Novas ferramentas de Inteligência Artificial já se tornaram essenciais para potencializar os resultados de marketing (Getty Images/Reprodução)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 23 de novembro de 2023 às 10h00.

Há 11 anos no mercado de ingressos, a Sympla anunciou com exclusividade à EXAME nesta quinta-feira, 23, novidades no aplicativo e a tokenização de ingressos, que passarão a ser tokens não fungíveis (NFTs).

A intenção é melhorar a experiência do usuário ao mesmo tempo que garante a segurança e autenticidade dos ingressos, cada vez mais falsificados ou envolvidos em golpes de cambistas.

“Um dos maiores desafios do setor de entretenimento e eventos hoje é a regularidade e revenda de ingressos falsos, gerando prejuízos principalmente para consumidores que acreditam estar adquirindo um ingresso legítimo. Nesse contexto, a Sympla garante, com esse passo crucial, uma camada adicional de segurança tanto para os produtores quanto para os compradores. Isso evidencia o compromisso da empresa em fornecer soluções inovadoras e seguras para eventos, estabelecendo um novo padrão na indústria. Com ingressos tokenizados e um novo aplicativo repleto de recursos, a Sympla está pavimentando o caminho para o futuro do entretenimento e das experiências de eventos", disse Roberto Mameli, CTO da Sympla.

  • Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Ingressos tokenizados

Através da tecnologia blockchain, a Sympla poderá garantir que cada ingresso tokenizado tem características únicas registradas na rede. Dessa forma, os ingressos se tornarão facilmente rastreáveis e não poderão ser duplicados, o que irá ajudar a combater a falsificação e golpes envolvendo ingressos de shows, festas e grandes eventos, prática que tem se tornado comum no Brasil.

Os ingressos tokenizados serão emitidos utilizando a solução Polygon PoS com a colaboração da infraestrutura da Lumx, startup da Web3 investida pelo banco BTG Pactual que é responsável pelos NFTs da Reserva e já desenvolveu projetos para Meta, Coca-Cola e outras grandes marcas.

A Sympla já emitiu mais de 168 milhões de ingressos até hoje e enxerga valor na tecnologia blockchain para melhorar o setor de eventos. No entanto, os ingressos tokenizados ainda não serão oferecidos para todos os eventos da plataforma.

Roberto Mameli, CTO da Sympla, explicou à EXAME que “a tokenização gera valor e oportunidade de segurança, conhecimento e fidelidade dos consumidores não só para a Sympla mas também pra os produtores. Vamos trabalhar juntos com os produtores pra oferecer definir e customizar o programa de tokenização e o valor tanto comercial quanto até de marca e de imagem que a tokenização oferece”, esclarecendo que não haverá custo adicional para os organizadores de eventos que optarem por aderir à tecnologia. “Não vai ter custo adicional, vai ter retorno adicional”, disse.

Mercado secundário de ingressos

Além disso, a empresa anuncia o projeto pensando também no mercado secundário de ingressos, muito utilizado por aqueles que desistem de comparecer a determinado evento mesmo depois de já terem comprado o ingresso.

“Essa inovação abre caminho para a criação de um mercado secundário de ingressos mais eficiente e seguro. A Sympla introduziu um modelo de royalties nas vendas secundárias, permitindo que os produtores também lucrem quando um ingresso é revendido. Essa abordagem não só beneficia os produtores, mas também ajuda a reduzir drasticamente a atuação de cambistas e a venda de ingressos falsos, garantindo que todos os envolvidos desfrutem de uma experiência mais transparente e confiável”, afirmou a Sympla em um comunicado.

Para além da segurança, o projeto acredita que novas possibilidades envolvendo a coleção de ingressos podem ser interessantes para o usuário que gostaria de guardar o ingresso de um show, por exemplo. Tokenizados, os ingressos poderão ser armazenados na plataforma e dar o direito a benefícios.

Em uma próxima etapa do projeto, revelou a Sympla, a empresa pretende investir nisso e oferecer um protocolo que valida se você participou de um evento e gamificação. Iniciativas de fidelização e créditos dentro da plataforma também são possibilidades no horizonte da empresa.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:EventosShows-de-músicaNFTsTokenização

Mais de Future of Money

"MicroStrategy da Solana" quer entrar em Nasdaq após saltar 2.000% no Canadá

Dono do esquilo Pnut ameaça processar Binance por ligação com criptomoeda meme

Investidor perde R$ 450 mil em 3 minutos após comprar criptomoeda meme

MicroStrategy chega a US$ 45 bilhões em bitcoin com nova compra após entrada no Nasdaq 100