Starbucks lançou programa de NFTs em 2022 (Getty Images/Divulgação)
Agência de notícias
Publicado em 18 de março de 2024 às 14h00.
A Starbucks anunciou nesta segunda-feira, 18, que decidiu encerrar seu programa que permite aos clientes ganhar e comprar selos colecionáveis digitais na forma de tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês). Segundo a empresa, a ideia é que o fim do programa abra espaço para novas iniciativas.
De acordo com um anúncio recente, o programa "Odyssey Beta" será concluído em 31 de março. A iniciativa permitiu que os usuários participassem de jogos e desafios com temática de café em troca de selos digitais que poderiam ser usados para acessar novos benefícios e experiências interativas.
Além disso, o marketplace onde os usuários negociam seus selos digitais, bem como o servidor comunitário na rede social Discord sobre o projeto, serão encerrados. “O marketplace Odyssey fará a transição para o marketplace Nifty. Você pode continuar comprando, vendendo e transferindo selos Odyssey no mercado Nifty", anunciou a empresa.
A razão por trás da decisão da Starbucks de encerrar o programa ainda não está clara e não se sabe se outro desenvolvimento de projeto na área de Web3 surgirá em seu lugar. No entanto, a empresa informou que deve se preparar para o que vem a seguir à medida que "continua a evoluir o programa”.
A Starbucks lançou o programa em setembro de 2022, durante um período desafiador para a indústria de criptomoedas. Isso ocorreu depois que o ecossistema Terra entrou em colapso em maio de 2022, a plataforma de empréstimo de cripto Celsius quebrou em julho de 2022 e pouco antes do colapso da corretora de criptomoedas FTX.
Quando a Starbucks lançou o Odyssey Beta, ela optou pela rede Polygon em vez de outros blockchains devido ao seu menor consumo de energia.
“A Starbucks utilizará uma tecnologia de blockchain mais eficiente em termos de energia construída pela Polygon, que usa significativamente menos energia do que os blockchains de 'prova de trabalho' de primeira geração”, observou o comunicado à época.
Em janeiro deste ano, o varejista de jogos GameStop anunciou sua decisão de fechar seu marketplace de NFTs após uma série de cortes em seus serviços de criptoativos nos últimos dois anos. Já em 2023, a gigante da tecnologia Meta desligou seus recursos para NFTs nas redes sociais Facebook e Instagram, 10 meses após o lançamento das integrações.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok