Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Preço do bitcoin entrou em 'fase mais estável', aponta relatório

Pesquisa indica que preço da criptomoeda deve passar por período de lateralidade, com equilíbrio de oferta e demanda

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 17h55.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

Um novo relatório divulgado nesta quarta-feira, 28, pelas empresas Glassnode e Coinbase aponta que o bitcoin entrou em uma "fase mais estável". Com isso, a tendência é que o preço da criptomoeda tenha uma trajetória de lateralidade no curto prazo, com equilíbrio de oferta e demanda.

Por um lado, a avaliação é positiva ao descartar novas quedas como as observadas no último trimestre de 2025, quando a criptomoeda chegou a devolver todos os ganhos obtidos naquele ano. Ao mesmo tempo, o relatório indica que o ativo também não deve ter altas expressivas tão cedo.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Tenha acesso a carteiras recomendadas por especialistas com rebalanceamento mensal automático. Clique aqui para abrir sua conta gratuita

O relatório destaca que as quedas no final de 2025 ajudaram a "limpar" o excesso de alavancagem no mercado, o que é positivo e tende a deixar o bitcoin menos vulnerável a ondas de liquidações no mercado futuro ou novos choques macroeconômicos internacionais.

Entretanto, o estudo afirma que a criptomoeda está se comportando como um "ativo sensível ao cenário macroeconômico". Em meio à incerteza global, esse perfil da moeda digital tende a limitar qualquer nova alta ou movimento especulativo por parte dos investidores.

A elevada aversão a riscos no mercado tem reduzido a liquidez disponível, mudado fluxos de capital e levado a rebalanceamentos de portfólios de investidores. E o bitcoin e outras criptomoedas acabaram ficando entre os maiores prejudicados por esse novo cenário.

Futuro das criptomoedas

Apesar das dificuldades enfrentadas pela criptomoeda, o relatório defende que a "durabilidade" do ativo é mais importante do que a sua "velocidade". Ou seja, a estabilidade atual tende a ser positiva no longo prazo e pode gerar os fundamentos necessários para novas altas.

O cenário atual também representa uma mudança em relação ao comportamento clássico dos ativos, que tradicionalmente são impulsionados pelo apetite de investidores de varejo e por negociações alavancadas. Agora, o mercado cripto parece estar mais "disciplinado".

"Nós acreditamos que as criptomoedas estão entrando 2026 em um estado mais saudável, com o excesso de liquidez tendo sido eliminado do sistema no quarto trimestre. O ambiente macroeconômico parece sólido, e a política monetária deve ajudar", avalia.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bitcoin é ação é tecnologia, não ouro, diz gestora

Após queda, Wall Street reforça projeção de bitcoin a US$ 150 mil em 2026

Empresa brasileira de stablecoins capta R$ 90 milhões

10 mil bitcoins estão em risco quântico, diz relatório