Future of Money

Microsoft anuncia parceria com protocolo Ankr para levar empresas à Web3

Iniciativa busca facilitar o acesso de empresas à infraestrutura blockchain, e criptomoeda da Ankr valorizou após anúncio

Parceria da Microsoft com a Ankr busca acelerar adesão à Web3 (Getty Images/Reprodução)

Parceria da Microsoft com a Ankr busca acelerar adesão à Web3 (Getty Images/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de fevereiro de 2023 às 14h24.

A Ankr, um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira, 21, uma parceria com a Microsoft, uma das maiores empresas do mundo na área de tecnologia. A iniciativa entre elas buscará acelerar a conexão de usuários e desenvolvedores com o ambiente da nova geração da internet, a Web3.

"Nossa parceria busca fornecer conexões com blockchains de alto desempenho para aqueles que compartilham a responsabilidade de construir novas experiências Web3 que darão as boas-vindas ao próximo bilhão de usuários a esse universo", declarou a Ankr em um comunicado.

Os desenvolvedores responsáveis pela Ankr criaram o projeto com o objetivo de ser uma espécie de marketplace para fornecimento de infraestrutura na Web3, facilitando o acesso e participação em projetos e ecossistemas descentralizados. Ele possui uma criptomoeda própria, a ANKR.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a Microsoft escolheu a Ankr devido à experiência do protocolo em fornecer soluções de infraestrutura para conectar desenvolvedores, aplicações e usuários à Web3. Com isso, ela servirá como um "conduíte" da Microsoft nesse ambiente.

A iniciativa envolverá o lançamento de nós de blockchain para empresas que sejam personalizados para cada caso de uso, assim como otimizações de uso de dados e uma facilidade maior para acompanhar o desempenho dos nós escolhidos pelas empresas, de diferentes blockchains.

"A parceria verá uma integração da tecnologia de ambas as empresas, combinando as inovações da Ankr em infraestrutura blockchain com as soluções em nuvem da Microsoft. O serviço de implantação de nó corporativo oferecerá conexões globais de blockchain de baixa latência para qualquer projeto ou desenvolvedor Web3, para que eles possam concentrar seu tempo em inovar e dimensionar seus projetos e aplicativos", ressalta o comunicado.

Para Rashmi Misra, gerente de inteligência artificial e tecnologias emergentes da Microsoft, "muitos desenvolvedores e organizações estão explorando como a Web3 pode ajudar a resolver os desafios de negócios do mundo real, e nossa parceria com a Ankr permitirá que eles acessem dados de blockchains de maneira confiável, escalável e segura".

A meta da Ankr é "apresentar uma solução industrial incrivelmente poderosa que cria uma camada de infraestrutura mais forte para o mercado", em última instância atraindo empresas para o seu ecossistema. O CEO da Ankr Chandler Song acredita que a parceria é um "passo essencial" para levar a infraestrutura blockchain e de Web3 para setores da economia digital.

Anúncios como o da Microsoft tendem a beneficiar criptomoedas associadas aos projetos porque simbolizam um potencial aumento na adesão a esses ecossistemas, e portanto um uso maior dos criptoativos. Por isso, a ANKR está cotada a US$ 0,049 e acumula uma alta de 53,5%  nos últimos sete dias, de acordo com dados do CoinGecko, iniciada após o anúncio de parceria com a gigante de tecnologia.

Até quando você vai deixar de investir em crypto? Abra sua conta na Mynt e explore novas formas de investir sem medo. Clique aqui para desbloquear seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainMicrosoftWeb3

Mais de Future of Money

Como o Brasil se tornou líder no mercado de criptomoedas na América Latina?

Bitcoin: já passou o momento de comprar?

Bitcoin: será que já chegamos ao topo?

Inteligência artificial generativa e tokenização: o futuro da propriedade intelectual