Future of Money

Logo do bitcoin é projetado no prédio do Banco Central Europeu em protesto

Grupo de manifestantes criticou política monetária atual da autarquia e promoveu a criptomoeda como alternativa

Bitcoin é citado por entusiastas como alternativa ao sistema financeiro tradicional (Reprodução/Reprodução)

Bitcoin é citado por entusiastas como alternativa ao sistema financeiro tradicional (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 31 de março de 2023 às 10h54.

Um grupo de manifestantes se reuniu na cidade de Frankfurt, na Alemanha, e projetou o símbolo do bitcoin no prédio do Banco Central Europeu (BCE) na última quarta-feira, 29. De acordo com jornalistas que estavam no local, a ação foi uma forma de protestar contra a atual política monetária da autarquia e, ao mesmo tempo, promover a criptomoeda.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o grupo reunido próximo ao prédio, que é a sede da principal autoridade monetária dos países que formam a zona do euro. Nas imagens, é possível ver uma logo associada à criptomoeda, com a letra B e a cor laranja ao fundo, acompanhada da mensagem "estudem sobre o bitcoin".

Ousmène Jacques Mandeng, um colunista do jornal Financial Times, estava no local no momento do protesto e comentou em um post no LinkedIn que viu um "logo gigante do bitcoin projetado na torre do BCE". Segundo ele, os manifestantes também criticavam a "política monetária irresponsável" da autarquia.

O banco central atualmente equilibra um processo de alta de juros para conter a inflação recorde na zona do euro com uma expansão do seu balanço para oferecer ajuda financeira a bancos em crise. O cenário, semelhante ao dos Estados Unidos, tem sido criticado por entusiastas de criptomoedas.

Eles defendem que a ação dos bancos centrais mostra a vulnerabilidade do sistema financeiro e a sua permeabilidade a intervenções de autoridades monetárias, que podem acabar prejudicando os investidores. Nesse sentido, o bitcoin é defendido como uma alternativa independente ao sistema financeiro.

Em seu post, Mandeng defendeu que "poucos economistas argumentariam que uma oferta inelástica de dinheiro como a do bitcoin faria um trabalho melhor" no cenário econômico atual da Europa. Ele associou os problemas que vê na criptomoeda aos percebidos na época do "sistema ouro", quando o minério era usado como garantia de reservas.

"No entanto, o bitcoin mudou o debate sobre dinheiro, o que é, o que faz e quem deveria emiti-lo. Isso levou a considerar as moedas digitais do banco central e outras inovações monetárias. Esta pode ser sua maior contribuição até agora", destacou o colunista em seu post.

Alta do bitcoin

Para especialistas, a forte alta do bitcoin em 2023 está ligada à mudança de perspectiva do mercado quanto ao ciclo de alta de juros nos Estados Unidos. Os investidores passaram a projetar uma postura mais branda do Federal Reserve  reforçada após as recentes falências bancárias , com altas menores e possíveis cortes já no segundo semestre.

O cenário favorece ativos considerados mais arriscados, caso das criptomoedas, já que torna a renda fixa americana menos atrativa e reduz temores sobre uma possível recessão na maior economia do mundo. Além disso, outros analistas apontam mais motivos que podem estar ajudando o mercado cripto.

Especificamente no caso do bitcoin, especialistas acreditam que a crise no sistema bancário reforça a tese da criptomoeda, que surgiu como uma alternativa descentralizada no sistema financeiro, e por isso está atraindo investidores. Outros apontam uma possível mudança de visão no mercado, com a ideia de que o bitcoin seria um "ouro digital" ganhando mais adeptos.

Até quando você vai deixar de investir em crypto? Abra sua conta na Mynt e explore novas formas de investir sem medo. Clique aqui para desbloquear seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinBCEUnião EuropeiaCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

ETFs de bitcoin podem chegar ao triplo do valor dos ETFs de ouro, diz Bloomberg

Governo dos EUA sanciona operação de lavagem de dinheiro com cripto apoiada pela Coreia do Norte

Metaplanet vê ações despencarem após anunciar novo foco em compra de bitcoin

Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin, supera Bill Gates e está entre os 15 mais ricos do mundo