Future of Money

Banco JPMorgan vai lançar 'hub de inovação' para projetos em Web3

Centro será criado na Grécia e iniciará projetos com foco na área de identidade digital e tecnologias para privacidade

JPMorgan tem investido em iniciativas ligadas à Web3 (Getty Images/Reprodução)

JPMorgan tem investido em iniciativas ligadas à Web3 (Getty Images/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de fevereiro de 2023 às 15h25.

O banco JPMorgan, um dos maiores do mundo, vai continuar seus investimentos na área de Web com a abertura de um "hub de inovação" para realizar o desenvolvimento de projetos no setor. O primeiro foco do laboratório deverá ser a área de identidades digitais, com uma expansão em seguida para abranger também o segmento de tecnologias de proteção de privacidade.

As informações sobre a unidade de desenvolvimento foram reveladas no Twitter por Ty Lobban, que é responsável pela Onyx, uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) que foi adquirida pelo banco recentemente. O hub será aberto na Grécia.

"Nós acreditamos que a área de identidades digitais é a chave para conseguir escalabilidade na Web3, e o time da Onyx em Atenas vai ajudar a construir soluções de identidade para conseguir isso", explicou Lobban no post no Twitter. Inicialmente, o time vai trabalhar na criação de um aplicativo para identidade digital e em protótipos de carteiras digitais.

O banco tem sido um dos principais agentes tradicionais do mercado a investir na área de Web3. Em novembro de 2022, o JPMorgan também recebeu a confirmação nos Estados Unidos do pedido de cadastro de patentes registradas pela instituição ligadas ao desenvolvimento de uma carteira digital própria. 

As solicitações de patente realizadas pelo banco envolvem a criação de uma carteira digital de criptoativos que ofereceria uma série de serviços, em especial a transferência e armazenamento de ativos digitais e o processamento de pagamentos usando criptomoedas.

A patente marcou mais um passo do JPMorgan no mundo dos criptativos, e serve como uma validação do setor por parte de um ator institucional de reconhecimento global. Também em novembro, o banco realizou sua primeira transação internacional usado DeFi em um blockchain público.

A transação foi facilitada pelo Projeto Guardian da Autoridade Monetária de Singapura (MAS, na sigla em inglês)  em 2 de novembro — e foi estabelecida como parte de um programa piloto para “explorar potenciais aplicações financeiras descentralizadas nos mercados de financiamento por atacado”.

Cansou de tentar falar com alguém da sua Exchange? Conheça a Mynt, a única no Brasil com atendimento 24 horas e todos os dias, feito por pessoas reais. Abra agora sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainJPMorganWeb3

Mais de Future of Money

Bitcoin: será que já chegamos ao topo?

Inteligência artificial generativa e tokenização: o futuro da propriedade intelectual

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025