Future of Money

Gestora trilionária, Fidelity solicita autorização da SEC para ETF de Ethereum à vista com staking

As recompensas de staking poderiam criar um evento tributável para os acionistas e introduzir novos riscos associados ao fundo

11. Fidelity Investments (Getty Images/Getty Images)

11. Fidelity Investments (Getty Images/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 28 de março de 2024 às 09h30.

A Fidelity apresentou um pedido de inscrição S-1 à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) em 27 de março para criar um fundo negociado em bolsa (ETF) de ether à vista. Conforme esperado de um envio anterior, o ETF dará à Fidelity a opção de fazer staking de parte do ether que detém.

O gigante de gestão de ativos ETF será negociado na Exchange Cboe BZX. A Fidelity Digital Asset Services, afiliada à patrocinadora FD Funds Management, atuará como custodiante do ether do trust. De acordo com o S-1:

O Trust [fundo] pretende estabelecer um programa para fazer staking de uma parte dos ativos do Trust por meio de um ou mais provedores de infraestrutura de staking.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Essa decisão acarreta riscos adicionais, observou o pedido. Haverá um risco de perda, incluindo na forma de penalidades de "slashing", e riscos de liquidez enquanto o staking estiver sendo processado. Além disso, as recompensas de staking serão tratados como renda para o fundo para fins fiscais, como resultado do qual os investidores terão um evento tributável "sem uma distribuição associada do Trust".

O pedido não especifica as taxas esperadas para o ETF. Em caso de fork, o custodiante decidirá qual cadeia o fundo apoiará.

Riscos associados ao ETF

Existem múltiplos outros riscos associados ao ETF. O formulário destaca que medidas regulatórias nos Estados Unidos e em outros lugares poderiam impactar negativamente o fundo. Entre as possíveis causas para a rescisão do trust, ele lista ações regulatórias, como a SEC determinando que o fundo seja uma empresa de investimento sob o Ato de 1940, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA determinando que o fundo seja um pool de commodities sob o Ato de Exchange e a determinação de que o fundo é uma empresa de serviços monetários sob as regras de aplicação de crimes financeiros do Departamento do Tesouro dos EUA.

A SEC está investigando a Ethereum Foundation, o que analistas dizem poder impactar as chances de aprovação do ETF de ether à vista. Também houve oposição política aos ETFs de ether à vista.

A blockchain Ethereum também está sujeita a um ataque de 51%, onde um ator mal-intencionado poderia assumir o controle da governança da rede por meio de uma maioria de votos. "Os três maiores pools de staking controlavam quase 50% do Ether staked na rede Ethereum", de acordo com o formulário. A Lido DAO é o maior pool de staking de ether, com 31,5% de todo o ether em staking.

Os analistas afirmaram que a introdução de um ETF de ether à vista poderia reduzir a influência das DAOs, mas criar novo "risco de concentração" dependendo de como os ETFs escolhem distribuir seu ether entre os stakers.

A SEC adiou o prazo de aprovação para outros ETFs de ether para 23 de maio. Existem oito candidatos para ETFs de ether à vista aguardando uma decisão da SEC.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:EthereumETFsFidelity InvestmentsCriptomoedasCriptoativosFinanças

Mais de Future of Money

Bitcoin: será que já chegamos ao topo?

Inteligência artificial generativa e tokenização: o futuro da propriedade intelectual

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025