Future of Money

Elon Musk questiona criador da Ethereum que deixou X por nova rede social em blockchain

Dono do antigo Twitter, Musk quis saber motivo que levou à saída de Vitalik Buterin da rede social nas últimas semanas

Elon Musk ficou conhecido por defender criptomoedas (Nathan Laine/Bloomberg/Getty Images)

Elon Musk ficou conhecido por defender criptomoedas (Nathan Laine/Bloomberg/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 25 de março de 2024 às 17h20.

Última atualização em 25 de março de 2024 às 17h28.

O bilionário Elon Musk chamou atenção no X, antigo Twitter, nesta segunda-feira, 25, após questionar o motivo da saída de Vitalik Buterin da rede social. Buterin é mais famoso por ter sido um dos criadores da Ethereum e decidiu recentemente trocar a tradicional rede social por uma nova, que está ligada à tecnologia blockchain.

Musk falou sobre o tema em resposta a uma publicação no X de um perfil que comentava que Buterin deveria voltar para o antigo Twitter. Aparentemente sem saber da saída do criador da Ethereum, Musk perguntou "porque ele foi embora". O bilionário chegou a receber uma resposta, mas não a respondeu.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

O próprio Buterin não deu muitos detalhes sobre o motivo da sua saída do X. Entretanto, o desenvolvedor apontou que a "qualidade" das conversas na rede social estaria em queda. Como alternativa, ele apontou o Farcaster, que segundo ele já teria uma escala suficientemente grande para competir com o X.

Atualmente, Vitalik Buterin tem cerca de 180 mil seguidores na rede social. Entretanto, ele não deixou completamente o antigo Twitter, com algumas publicações e compartilhamentos esporádicos no mês de março. Mesmo assim, ele é mais ativo na Farcaster, chegando a fazer publicações diariamente.

O Farcaster é uma "rede social descentralizada" que usa a tecnologia blockchain. O projeto foi criado no Optimism, uma rede blockchain de segunda camada que é ligada à própria Ethereum. A ideia é que reduzir o grau de moderação de publicações na rede social, dando mais autonomia para os usuários.

Ao mesmo tempo, a rede busca reduzir a existência de bots e contas falsas ao obrigar a conexão entre um perfil e um endereço em blockchain. Dados mais recentes apontam que o projeto ultrapassou em 2024 a marca de 200 mil usuários, com Buterin sendo uma das principais e mais populares contas.

Banner newsletter Future of Money

A rede também busca oferecer mais liberdade para desenvolvedores, permitindo a criação de tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), newsletters e jogos diretamente na rede social. O Warpcast, que tem uma estrutura semelhante ao X, é o aplicativo mais famoso da rede de projetos da Farcaster, e onde Buterin tem sua conta.

A criação de redes sociais baseadas em blockchain é uma tendência que tem ganhado força no mercado nos últimos anos, mas a maioria do projeto ainda tem pouca escala e não ameaça as redes centralizadas consolidadas, como o próprio X e o Instagram. Recentemente, o Telegram anunciou uma integração com a tecnologia blockchain.

Já Musk chegou a cogitar a incorporação de blockchain no Twitter antes de comprar a rede social. "Você tem que pagar uma pequena quantia para registrar sua mensagem no blockchain, o que eliminará a grande maioria dos spams e bots. Não há moderação, então a liberdade de expressão é garantida", comentou em uma conversa com seu irmão em 2023.

Entretanto, ele avaliou posteriormente que ão acreditava mais que seria possível usar a tecnologia no Twitter: "“O blockchain no Twitter não é possível, pois os requisitos de largura de banda e latência não podem ser suportados por uma rede usuário a usuário, a menos que esses ‘usuários’ sejam absolutamente gigantescos, anulando assim o propósito de uma rede descentralizada”.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskTwitterBlockchainRedes sociaisEthereum

Mais de Future of Money

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC

Volta dos NFTs? Gestora aponta retomada do segmento após crise nos últimos anos

El Salvador investe US$ 1 milhão em bitcoin e nega fim de compras da criptomoeda