Future of Money

Criptomoedas de IA e memes saltam mais de 2.000% em 2024; veja altas por segmento

Relatório do CoinGecko aponta as ‘narrativas’ do mercado cripto que tiveram os melhores desempenhos no último ano

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 18h08.

Última atualização em 7 de janeiro de 2025 às 18h30.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

A empresa de análises CoinGecko divulgou recentemente um levantamento que mostra as "narrativas" mais lucrativas no mercado de criptomoedas em 2024. Reunindo segmentos ligados a temas e inovações mais recentes na indústria, alguns grupos de ativos digitais chegaram a ter altas superiores a 2.000%.

O principal destaque do relatório é o segmento de criptomoedas de inteligência artificial, que reúne projetos que combinam a tecnologia blockchain com a IA, que passou a concentrar as atenções do mercado. Em 2024, o grupo deu um salto de mais de 2.900%.

De acordo com o CoinGecko, uma parte considerável dessa valorização ocorreu apenas no mês de dezembro, quando o grupo saltou de 1.500% para os 2.900% finais. A empresa acredita que a disparada está ligada à "explosão de popularidade" de projetos ligados aos chamados agentes de IA.

O desempenho foi suficiente inclusive para superar uma das "narrativas" do mercado cripto que tradicionalmente lideram ganhos devido à sua alta volatilidade: as criptomoedas meme. As memecoins, como também são conhecidas, ficaram em segundo lugar, com alta de 2.180%.

Mas, no início de dezembro, o segmento chegou a subir ainda mais, superando os 3.000%. As memecoins foram beneficiadas principalmente por um apetite maior ao risco por investidores, pela vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA e pelo fortalecimento da Solana como um blockchain para criação desses ativos.

Já a terceira posição ficou com os chamados RWAs, ativos do mundo real, um grupo de criptoativos gerados a partir da tokenização de ativos do mercado tradicional. O segmento acumulou uma alta de 819% no ano, com destaque principalmente para o primeiro semestre.

O levantamento aponta também que os segmentos de blockchains de primeira camada, de infraestrutura descentralizada (DePIN) e de finanças descentralizadas (DeFi) tiveram ganhos mais modestos, de 142%, 135% e 101%, respectivamente.

O maior destaque entre os blockchains de primeira camada foi o Bitcoin, cuja criptomoeda valorizou mais de 125% em 2024. O CoinGecko pontua que "ter apenas o bitcoin permitiria que investidores conservadores tivessem lucros em linha com as três maiores narrativas de cripto neste ano".

O CoinGecko disse ainda que os destaques negativos foram os segmentos de jogos, com alta de 14,7%, e com seis dos dez principais tokens do setor acumulando perdas, e de blockchains de segunda camada, com perdas de 20,7%, o único segmento que encerrou 2024 no negativo.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosInteligência artificial

Mais de Future of Money

Dogecoin pode ter novo recorde de preço em 2025, projeta Galaxy Digital

ETFs de bitcoin acumularam quase 3 vezes mais criptomoedas que as produzidas em dezembro

Cacau sobe 185% e supera o bitcoin como melhor investimento do ano; café pode fazer o mesmo em 2025

Mercado de criptomoedas pode atingir pico em março, projeta investidor milionário