Future of Money

Corretoras reduzem limite de alavancagem para negociação de criptomoedas

“Não queríamos gerar polêmica”, disse o CEO da Binance uma semana depois de realizar a mudança que reduz o limite de alavancagem de 100x para 20x.

 (D-Keine/Getty Images)

(D-Keine/Getty Images)

Coindesk

Coindesk

Publicado em 26 de julho de 2021 às 11h31.

Última atualização em 26 de julho de 2021 às 12h24.

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo em volume de negociações, anunciou a redução do limite máximo de alavancagem que seus usuários podem utilizar para negociar contratos de futuros, apenas um dia após a corretora de derivativos de criptoativos FTX anunciar a mesma medida, em movimento que pode ser visto como uma tentantiva de evitar cenário desfavorável diante da pressão regulatória que pode estar se aproximando do setor.

  • O novo limite é de 20 vezes, informou o CEO e fundador da corretora, Changpeng Zhao (CZ), no Twitter - o limite antigo era de 100 vezes.
  • A Binance impôs a limitação aos novos usuários no dia 19 de julho e irá gradualmente expandir a regra para todos, disse CZ.
  • O CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, anunciou, em um tweet no domingo (25), que uma mudança similar está acontecendo em sua plataforma.
  • Zhao não informou o motivo da decisão, mas disse que tais mudanças foram realizadas em nome da proteção dos clientes.
  • Uma matéria do The New York Times, em 23 de julho, indicou que negociações de criptoativos com alavancagens tão altas seria arriscado, gerando movimentos regulatórios iminentes contra a prática, segundo o ex-presidente da U.S. Securities and Exchange Commission, Timothy Massad, ouvido pela publicação.
  • O fundador da Binance ainda informou que “a volatilidade é ampliada pela alavancagem”, de acordo com a matéria do jornal novaiorquino.
  • Na série de tweets em que anunciou a mudança na FTX, Bankman-Fried disse que a alta alavancagem é apenas uma pequena parte das posições, e não fornece uma grande contribuição à volatilidade. Para ele, muitos dos argumentos contrários “erram o alvo”.
  • As corretoras estão mais preocupadas quanto aos parafusos regulatórios se apertando para as negociações com margem. A Huobi suspendeu o serviço para usuários chineses em junho.

Alavancagem é uma espécie de empréstimo que os investidores tomam com a corretora para operar com valores maiores do que aquele que possuem de saldo. Assim, buscam lucros maiores com as operações - o contrário, entratanto, também é verdadeiro, e esse tipo de operação pode multiplicar os prejuízos.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasDerivativos

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC