Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

BlackRock: tokenização é 'tendência emergente' para 2026

Maior gestora de ativos do mundo afirma que Ethereum deve ser a grande beneficiada pela expansão da tokenização de ativos

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 18h07.

Tudo sobreBlackRock
Saiba mais

A BlackRock divulgou um relatório com as principais tendências para o mercado financeiro em 2206, e a tokenização de ativos surgiu como um dos temas que deve crescer neste ano. Para a maior gestora de ativos do mundo, o processo merece a atenção de investidores.

Em seu relatório, a gestora associou a tokenização de ativos a uma "tendência emergente" do mercado encontrar novas formas para obter acesso a mercados já existentes. Para a BlackRock, essa busca deve ganhar ainda mais força ao longo deste ano.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Tenha acesso a carteiras recomendadas por especialistas com rebalanceamento mensal automático. Clique aqui para abrir sua conta gratuita

"Uma das maneiras de fazer isso seria por meio de ativos tokenizados, ou seja, ativos cujos direitos de propriedade são convertidos em tokens digitais em uma rede blockchain. Eles estão ganhando popularidade, como evidenciado pelo aumento na adoção de stablecoins", destacou a gestora.

Segundo a BlackRock, "as stablecoins são um exemplo de tokenização, onde o ativo subjacente é uma moeda fiduciária, como o dólar americano". E a tendência é que cada vez mais ativos sejam tokenizados no curto prazo, incluindo outras moedas e títulos do tesouro.

A BlackRock destacou ainda que a adoção de stablecoins tem superado até os volumes de negociação de criptomoedas, indicando que "os ativos tokenizados podem ter um caso de uso para além de uma mera negociação especulativa" no mercado financeiro.

A visão da gestora é que esse crescimento deve beneficiar um projeto em específico: a Ethereum. Dados do relatório indicam que, hoje, a rede concentra quase dois terços de todos os ativos tokenizados em circulação no mercado, indicando a sua força dentro da categoria.

"À medida que vislumbramos a próxima era da tokenização, a Ethereum pode estar prestes a se beneficiar desse crescimento", avalia a gestora. Além da rede, projetos como a BNB Chain, a Solana e a Stellar também tem ganhado espaço na tokenização de ativos, indicando possíveis benefícios futuros.

"Se você é um investidor que busca aproveitar a crescente adoção da tecnologia blockchain, um dos melhores e provavelmente mais promissores casos de uso no momento é a tokenização, e a Ethereum se beneficia dessa tendência", afirma a gestora.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlackRockTokenizaçãoBlockchainEthereum

Mais de Future of Money

Portugal bloqueia 'mercado preditivo' Polymarket após 1º turno de eleição presidencial

Pressão de venda 'persistente' impede novas altas do bitcoin, diz empresa

Stablecoins batem novo valor recorde e ignoram marasmo do mercado cripto

Negociado "de lado", bitcoin tem "equilíbrio delicado" em US$ 89 mil