B3 adia lançamento de futuros de bitcoin em meio à elaboração de arcabouço regulatório da CVM
Produto que chegou a ser negado pela autarquia no início do ano seria lançado no final de junho
Agência de notícias
Publicado em 15 de junho de 2023 às 15h51.
Última atualização em 15 de junho de 2023 às 16h18.
A Brasil, Bolsa, Balcão (B3), a Bolsa de Valores do Brasil, adiou para o terceiro trimestre deste ano o lançamento de um produto de investimento baseado em futuros de bitcoin, que são contratos de compra e venda por um preço e data preestabelecidos.
Foi o que declarou a bolsa em resposta ao Infomoney após confirmar o adiamento da oferta, prevista para o final de junho. Segundo a B3, o anúncio deverá acontecer com um mês de antecedência do lançamento do produto, que, segundo a bolsa, está em análise do regulador, nesse caso a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
- Wilson Sons: controlador avalia futuro do negócio e venda não é descartada
- Marina Silva recebe alta hospitalar após internação por dores na coluna
- Netflix registra aumento de assinaturas após cobrar por compartilhamento de senhas
- ClearSale no piloto do Real Digital: saiba como está o projeto da CBDC brasileira
- Governo fixa novos valores de financiamento do Fies para curso de medicina
- BC da Rússia decide manter taxa básica de juros em 7,50%, mas diz não descartar elevá-la
No início deste ano, a CVM chegou a reprovar um pedido da B3 para o lançamento de um produto de investimento baseado em futuros de bitcoin, ocasião em que a autarquia alegou descumprimento de alguns requisitos da Resolução CVM 135.
- O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Por outro lado, o adiamento recente acontece na esteira da criação de um arcabouço regulatório da CVM voltado para os tokens de valores mobiliários e administração de mercados organizados de valores mobiliários tokenizados.
"A CVM e o Banco Central continuarão em conjunto nesta pauta, com diálogo e cooperação entre os dirigentes das instituições, reconhecendo que a criptoeconomia demanda atuação tanto do BC quanto da CVM, dentro de suas respectivas esferas de competência. Por fim, a CVM reitera a importância de manter ampla interlocução com o mercado cripto, em especial com aquelas iniciativas que almejam tokenizar valores mobiliários, para fins de construção de um arcabouço regulatório cada vez mais propício às características desses ativos", declarou o presidente da CVM, João Pedro Nascimento.
Nascimento se referia à publicação do decreto assinado esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que definiu o Banco Central como regulador do mercado de criptomoedas no Brasil, com a manutenção da competência legal da CVM.
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok