Israel Adesanya no UFC 287 em Miami: nocaute e revanche (Carmen Mandato/Getty Images)
Editor de Casual e Especiais
Publicado em 9 de abril de 2023 às 08h51.
Última atualização em 9 de abril de 2023 às 09h02.
As rivalidades nas lutas são feitas de idas e vindas, derrotas e revanches. Israel Adesanya conseguiu sua esperada vingança no UFC 287, neste sábado, no Kaseya Center em Miami, nos Estados Unidos. O nigeriano venceu Alex Poatan com um espetacular nocaute aos 4 minutos e 21 segundos do segundo round, na luta mais aguardada da noite.
O brasileiro Poatan ficou desacordado ao fim do combate. Adesanya conseguiu dessa forma recuperar o cinturão da categoria peso-médio, de até 83,9 quilos, na principal disputa da noite. O momento decisivo aconteceu já no final do assalto, quando o nigeriano acertou uma sequência dois socos cruzados no rosto do adversário.
Foi a primeira vitória de Adesanya sobre Poatan em sua trajetória, depois de duas derrotas no kickboxing e uma já pelo UFC. Esse era um dos motivos para o duelo ser tão aguardado.
A luta começou com pouca emoção e muito estudo. Os oponentes tomavam distância e não se arriscaram. No primeiro round Poatan ainda conseguiu um pequeno domínio, com chutes.
O segundo assalto começou com o brasileiro mais agressivo, com uma sequência de diretos que abalou Adesanya. O nigeriano começou a sentir os golpes na perna. A luta parecia que poderia se decidir com a vitória de Poatan, quando este foi surpreendido pelo adversário.
O brasileiro foi atingido com tudo e caiu no octógono. Na comemoração, Adesanya ainda provocou Poatan, fazendo o gesto do arco-e-flecha, da mesma forma que o brasileiro havia feito antes do início do combate.
"Alex é um grande campeão, não importa, ele perdeu o cinturão, mas sempre será campeão”, disse Adesanya após a vitória. “Na sua história, eu sou o antagonista. Hoje é a minha história. A presa virou caçador. Com as derrotas, me tornei um campeão melhor, treinei mais.”
O nigeriano falou de sua satisfação com o resultado. "Espero que todos que estejam assistindo possam sentir esse nível de felicidade porque isso só se conquista uma vez na sua vida. Vocês nunca vão sentir esse nível de felicidade se não são nocauteados na vida.”
Israel Adesanya derrotou Alex Poatan por nocaute (socos) aos 4m21s do R2 – Luta pelo cinturão
Gilbert Durinho derrotou Jorge Masvidal na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Rob Font derrotou Adrian Yanez por nocaute técnico (socos) aos 2m57s do R1
Kevin Holland derrotou Santiago Ponzinbbio por nocaute (socos) aos 3m16s do R3
Christian Rodriguez derrotou Raul Rosas Jr na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)