Pelé está internado desde o dia 29 de novembro (Instagram/Reprodução)
Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, teve uma piora progressiva de seu estado de saúde, de acordo com boletim médico do hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Pelé já estava internado para tratamento de um tumor de cólon em fase de metástase. Na segunda-feira, 12, o ex-atleta havia apresentado uma melhora, mas hoje o hospital afirmou que o rei teve uma progressão de seu estado de saúde.
Segundo boletim do hospital, Pelé "requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca".
Veja a nota na íntegra:
"Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca.
O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica."
No dia 29 de novembro, data em que foi internado, o rei apresentava inchaço por todo o corpo. Na época, os médicos que cuidavam de Pelé confirmaram o quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigêmica (edema generalizado), além de uma “insuficiência cardíaca descompensada”.
Também foi relatado que o tratamento com quimioterapia que o jogador vinha realizando ao longo dos últimos meses não estava apresentando mais respostas.
Pelé luta contra um câncer generalizado, que atingiu intestino (cólon) e se espalhou para o fígado e início do pulmão. Em janeiro de 2022, após uma bateria de exames para checar o avanço da doença, os médicos constataram uma metástase — fase da doença na qual as células cancerígenas se espalham a partir do tumor primordial para outras regiões do corpo.
O rei foi acometido pela doença no intestino grosso desde setembro de 2021, após uma sequência de exames de rotina. Na época, foi submetido a uma cirurgia para retirado tumor no cólon direito.
LEIA TAMBÉM:
Com câncer, Pelé é internado novamente e estado de saúde preocupa médicos
Estado de saúde de Pelé melhora, mas ainda não há previsão de alta