Seleção marroquina alcança feito inédito ao avançar para a semifinal da Copa do Mundo (Justin Setterfield/Getty Images)
Beatriz Quesada
Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 16h07.
Última atualização em 10 de dezembro de 2022 às 20h30.
O Marrocos voltou a fazer história neste sábado, 10, ao eliminar Portugal nas quartas de final e se classificar para a semifinal da Copa do Mundo do Catar 2022.
Após chegar à fase de quartas de final pela primeira vez em sua história, a seleção africana se tornou também a primeira do continente a ficar entre as quatro melhores do torneio, deixando pelo caminho outros nomes de peso como, Bélgica e Espanha.
O Marrocos liderou o Grupo F à frente de Croácia e Bélgica, e derrotou a Espanha nos pênaltis pelas oitavas de final antes de eliminar Portugal nas quartas neste sábado.
VEJA COMO FOI O JOGO DE MARROCOS X PORTUGAL
A sensação africana abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo com gol de cabeça de En-Nesyri. O jogador recebeu passe de Attiat-Allah pela esquerda, antecipou o goleiro Diogo Costa e desviou de cabeça para marcar o gol que deu a vitória ao Marrocos.
Avançando à inédita semifinal, Marrocos venceu um dos melhores ataques da Copa do Mundo – Portugal estava empatado com a Inglaterra, ambos com 12 gols. Os marroquinos têm também a melhor defesa, e cederam apenas um gol (contra) no torneio todo.
Até a Copa 2022, os melhores desempenhos de seleções africanas pertenciam a Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010). Todas pararam na fase de quartas de final.
Foram 92 anos de competições sem que uma seleção africana avançasse a esse ponto em uma Copa.
Leia também