GP dos Estados Unidos de F1: disputas ocorrem neste fim de semana (Mark Sutton/Getty Images)
Repórter
Publicado em 20 de outubro de 2024 às 08h00.
A temporada 2024 de Fórmula 1 tem sido de fortes emoções, e este fim de semana não seria diferente com o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a 19ª etapa do campeonato. Neste domingo, 20 de outubro, ocorre a corrida final no Circuito das Américas, em Austin, no Texas.
Desde sua estreia no calendário, em 2012, o Circuito das Américas já viu sete pilotos diferentes conquistarem a pole position. Lewis Hamilton, no entanto, é o recordista, largando três vezes na posição de honra. Nas duas edições mais recentes, a Ferrari dominou, com Carlos Sainz marcando a pole em 2022 e Charles Leclerc em 2023. A pole de Leclerc só foi confirmada após Max Verstappen ter seu tempo mais rápido anulado por exceder os limites da pista.
Em 2023, a prova teve Max Verstappen no topo do pódio após um duelo acirrado com Lewis Hamilton, que cruzou a linha de chegada apenas 2 segundos atrás do então tricampeão mundial. No entanto, Hamilton foi desclassificado devido a uma irregularidade na prancha do assoalho, assim como Charles Leclerc, o pole position, que também foi desclassificado.
Projetado pelo alemão Hermann Tilke, o Circuito das Américas possui 20 curvas ao longo de 5,513 km. O traçado é famoso pela íngreme curva 1 e por suas mudanças de direção, inspiradas nas seções Maggots-Becketts-Chapel de Silverstone, nas curvas do estádio de Hockenheim e no quádruplo à esquerda do circuito de Istambul.
A Fórmula 1 será transmitida pela F1 TV, plataforma de streaming exclusiva da Fórmula 1. A assinatura custa US$ 5,19 dólares por mês ou US$ 39,99 por ano pela cobertura ao vivo.
Também haverá transmissão da Band e Bandsports. É possível acompanhar as etapas online pela Bandplay.